CulturaHome

Exposição do cartunista Mario Mastrotti entra em cartaz em São Caetano

 

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul realiza a abertura da exposição “Entre Rabiscos e Risos: a vida e arte de Mario Mastrotti” na sexta-feira, 14 de novembro, 18h, no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes (Av. Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica). O período de visitação será de 17 de novembro a 27 de fevereiro de 2026, de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

O cartunista Mario Mastrotti, natural de São Caetano do Sul, celebra 50 anos de sua carreira expondo os principais trabalhos que ganharam jornais do Brasil inteiro, passando por salões de humor, prêmios internacionais, exposições e cartilhas educativas.

Seu principal personagem é Cubinho, um cachorro bípede que, desde os anos 1970, cutucava ditaduras, aquecimento global, injustiças sociais e absurdos cotidianos, sempre com bom humor. Com ele, Mastrotti foi premiado em quatro países e conquistou dois prêmios HQ Mix, destacando-se como um dos cartunistas mais ativos e criativos do país.

O cartunista sul-caetanense colaborou com revistas como O Pasquim 21, editada por Ziraldo, além de fundar a Editora Virgo, que publicou os vencedores do HQ Mix “Tira de Letra, Humor Brasil – 500 anos” e “Humor Pela Paz e a Falta que Ela Faz.”

Mastrotti também foi responsável pelo início do encontro Cartunistas do ABC, evento anual que reúne quadrinistas do Grande ABC para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional, com exposições, lançamentos de livros e confraternizações.

Serviço

Abertura da Exposição “Entre Rabiscos e Risos: a vida e arte de Mario Mastrotti”
Onde: Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes – Av. Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica
Quando: 14 de novembro de 2025,18h
Período de visitação: de 17 de novembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026, segunda à sexta, das 8h às 16h
Realização: Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo