A Câmara Municipal de São Bernardo realizou, no último sábado (8), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia da Umbanda, instituída pela Resolução nº 2850, de 23 de novembro de 2011, de autoria do vereador Estevão Camolesi – Cidadania. O evento reuniu cânticos, hinos, danças e homenagens a 285 representantes da religião, celebrando uma das expressões mais autênticas da fé brasileira.
SESSÃO
Além disso, a cerimônia foi marcada por momentos de emoção e integração entre as casas de Umbanda da cidade e região. Segundo Camolesi, o público superou as expectativas. “Que noite maravilhosa tivemos na Sessão Solene em homenagem ao Dia da Umbanda. Quando era 19h14, precisamente, já havíamos contabilizado a presença de duas mil pessoas nos dois salões. Foi uma noite de muito axé, paz e luz”, afirmou o parlamentar.
CULTURA
Ainda mais, a celebração destacou a riqueza cultural e espiritual da Umbanda, religião formada dentro da cultura religiosa brasileira e que sincretiza elementos do catolicismo, do espiritismo e das tradições afro-brasileiras. Nesse sentido, o evento reforçou o papel da Umbanda como símbolo de diversidade, respeito e convivência pacífica entre diferentes crenças.
LIBERDADE
Em outras palavras, a Sessão Solene não apenas prestou homenagem, mas também reafirmou o compromisso da Câmara Municipal com a liberdade religiosa e o reconhecimento das manifestações culturais do povo brasileiro. Juntamente com líderes espirituais e comunidades tradicionais, o ato reafirmou que a fé, em suas múltiplas formas, é um elo que une e fortalece a sociedade.
MARCOS FIDELIS
