CidadesHome

Participação da GCM no Congresso Brasileiro de Ouvidores reforça importância da escuta e inovação no atendimento ao cidadão

Com palestras sobre ética, governança e inteligência artificial, encontro consolidou a importância das ouvidorias como elo entre o cidadão e o poder público

A presença da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo no XXVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores, realizado entre os dias 3 e 5 de novembro em São Paulo, reforçou o compromisso do município com a qualificação dos profissionais e a modernização dos canais de escuta. A participação da Ouvidoria em um dos mais importantes eventos nacionais sobre gestão pública e atendimento ao cidadão fortalece as práticas de transparência e aproxima ainda mais a corporação da população.

Com o tema “A evolução das Ouvidorias: a constante atualização, com foco nas necessidades do cidadão e inovação, para atender os desafios da sociedade”, o encontro marcou os 30 anos de atuação da ABO (Associação Brasileira de Ouvidores) Nacional e reuniu autoridades e especialistas de todo o país no Hotel Nacional Inn Jaraguá, no centro histórico de São Paulo.

Clélia Margarida de Oliveira, Ouvidora Geral da Guarda Civil Municipal, destacou a relevância da capacitação e da troca de experiências entre os participantes. “A Ouvidoria é o espaço que garante voz ao cidadão e permite que a Guarda se aperfeiçoe continuamente. Participar desse congresso é essencial para fortalecer nossa prática, ampliar a troca de conhecimento e reafirmar nosso compromisso com uma escuta qualificada e ética”.

CONGRESSO – Durante os três dias de programação, foram abordados temas como governança, integridade, ética no serviço público, atendimento digital e cibersegurança, além do papel das ouvidorias na construção de políticas públicas mais transparentes e participativas.

Entre os palestrantes, destacaram-se o filósofo Luiz Felipe Pondé, que tratou de ética e cidadania, e Gustavo Carlos Macedo, consultor da Unesco para Inteligência Artificial, que apresentou as perspectivas do uso de tecnologia na gestão pública. Oficinas temáticas e a segunda edição da Sessão de Pôsteres completaram a programação, com apresentação de experiências práticas de ouvidorias públicas e privadas de todo o país.

OUVIDORIA – Sob a gestão de Marcelo Lima, a Prefeitura de São Bernardo reestruturou a Ouvidoria da GCM, fortalecendo sua autonomia e consolidando o canal direto de diálogo entre a população e a corporação. A iniciativa reafirma o compromisso com a transparência e a qualidade dos serviços públicos de segurança, assegurando respostas mais ágeis e efetivas às demandas dos cidadãos.

Com atuação técnica a Ouvidoria tem papel essencial na escuta qualificada e no acolhimento de manifestações, promovendo uma relação baseada na confiança e no aprimoramento contínuo das práticas da Guarda.

Para o secretário de Segurança da cidade, Major Arley Topalian, a criação da Ouvidoria é um marco na consolidação de uma gestão pública mais próxima e transparente. “Ao instituir a Ouvidoria da GCM, buscamos fortalecer o elo entre o cidadão e a segurança pública municipal. É um canal que escuta, orienta e devolve respostas, promovendo confiança e eficiência. Essa participação em um evento nacional reforça nossa visão de que segurança também se faz com diálogo e valorização das pessoas”, destacou.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo