Hometurismo

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

Jarbas Favoretto. 

 

CIDADE HISTÓRICA DO CAFÉ

A 134 km além Campinas, pela Rodovia Adhemar de Barros, está localizada uma cidade fundada em 1841, tendo se desenvolvido através de imensa riqueza advinda por suas grandes fazendas de café daquele século.

A cidade é Mococa, hoje oferecendo as suas igrejas icônicas e seus casarões históricos preservados, no centro da cidade.

Um dos seus pontos fortes no turismo: As suas fazendas seculares, algumas oferecendo hospedagem. As igrejas centenárias são várias, tudo reforçando o seu Turismo Rural.

 

FAZENDAS DE MOCOCA

 

Frescor na Fazenda Buracão, em Mococa (SP).

A Fazenda Buracão, em Mococa, possui pousada, prainha, cachoeira, trilhas históricas, tirolesa, e até passeios de charrete.

Outra é a Fazenda Prata, de 1840, aceita hospedagem para grupos, oferecendo alimentação, oficinas, passeio a cavalo, etc.

A bicentenária Fazenda Sto. Antônio da Água Limpa é produtora de café, oferece chales coloniais, alimentação típica, e vivência em sua rotina agrícola.

Mococa tem ainda a Fazenda Nova, pioneira em todo o país na equitação e turismo rural, dispondo de hospedagem, alimentação, passeios a cavalo e observação de aves.

Já a Fazenda Fortaleza, além da hospedagem, promove experiências socioambientais, através de sua biodiversidade e da sua cultura orgânica.

 

ROGÉRIO CARDOSO

Casa da Cultura Rogério Cardoso, em Mococa (SP. foto Ken Chu)

 

Ator famoso na Escolinha do Prof. Raymundo, Rogério Cardoso, filho da cidade de Mococa, foi homenageado com a Casa da Cultura que leva o seu nome.

O imponente prédio conta com exposições dedicadas aos artistas de Mococa, inclusive o escultor Bruno Giorgi, abordando os fatos históricos, assuntos sacros e as artes plásticas.

Visite Mococa com calma, pois muito há o que ver e o que curtir, além daquela prefeitura manter uma Secretaria de Turismo e uma Secretaria de Cultura ambas de primeira grandeza no seu atendimento.

 

RT SERRA DO ITAQUERI

 

Cachoeira do Saltão, Itirapina (SP).

Em uma região das mais belas do Estado paulista, encontramos mais de uma centena de atrativos consolidados e em vários segmentos.

É a ‘Região Turística Serra do Itaqueri’, congregando 15 municípios: Itirapina, São Carlos, Brotas, Dourado, Ipeúna, Torrinha, Rio Claro, Analândia, Corumbataí, Limeira, Charqueada, Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra e Piracicaba.

Um exemplo é Itirapina, ambiente natural preservado numa das maiores áreas verdes do Estado, e com as Estações Ecológicas do Instituto Florestal. Além da imponente Represa do Broa, com oito quilômetros de extensão, sempre divulgada pela vereadora Elisabete de Oliveira.

 

CONHEÇA ITIRAPINA

Represa do Broa, Itirapina (SP). foto G1 Globo.

Essa cidade, próxima de São Carlos de um lado e de Brotas do outro, faz por merecer a sua visita.

No município você encontra grandes cachoeiras, rios, serras, vales e paredões rochosos.

Ademais, na Represa do Broa e seus contornos o turista encontra paz, descanso ou lazer, e podendo curtir diversos esportes, tais como: mountain-bike, trekking, escalada em rochas, trilhas off-Road, tanto quanto os esportes náuticos.

O local tem restaurantes, lanchonetes e áreas para acampar.

A entrada de veículos é paga com prazer.

Visite Itirapina em qualquer época do ano.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo