Praça-Parque Tico-Ticos, em SBC, se torna referência para outras 70 áreas
Prefeito Marcelo Lima entrega a Praça-Parque, no Parque dos Pássaros, em um projeto piloto e que passa a ser referência para as outras 70 áreas que devem seguir o mesmo modelo
Antes um canteiro de obras por muitos anos, hoje, a Praça-Parque Tico-Ticos, no Parque dos Pássaros, em São Bernardo, se torna referência em novo conceito de espaço de lazer que deverá ser replicado em outras 70 áreas espalhadas pela cidade, conforme explicou o prefeito Marcelo Lima – Podemos, ao inaugurar o novo equipamento, na manhã deste sábado (08), ao lado da vice-prefeita Jessica Cormick, de vereadores, secretários, inclusive, o de Serviços Urbanos, Luiz Bortoletto, e grande número de moradores do entorno.

Piloto
“Esse é um modelo piloto que inicia agora e todas as praças vamos entregar neste padrão. Contudo, a gente tem um orçamento que está sendo discutido na Câmara e, se aprovado, vamos ter um valor destinado para as praças de São Bernardo. Portanto, a gente vai remanejando, porque depende também de arrecadação, de fatores econômicos que o Brasil vive e São Bernardo tem um impacto direto, mas nossa meta é entregar 70 praças-parques até o final do governo”, projeta o prefeito.

Vale lembrar que a Praça-Parque Tico-Ticos é o 73º equipamento entregue neste modelo, entretanto, o primeiro, um projeto piloto, em novo formato e que passa a ser referência para as outras 70 áreas que o chefe do Executivo planeja entregar até o final de seu mandato.
Aliás, Marcelo Lima é pai e avô, e sabe da importância de colocar as crianças em contato com natureza, com brincadeiras que se perderam ao longo dos anos e em convívio com a sociedade, tirando-as da frente das telas digitais, por isso, o novo conceito será duplicado nas outras áreas da cidade.
“Atrair as crianças para fazer novamente o que a gente, muitas vezes, fazia quando criança: as brincadeiras de quintal, soltar pipa da maneira correta, tirar as crianças de frente das telas, queremos colocá-las em contato com a natureza, com playground no parque ao lado da casa dela, essa é nossa meta de governo”, propõe o podemista.

Atributos
A Praça-Parque Tico-Ticos ocupa um espaço de 4.500 m², recebeu investimento de cerca de R$ 2 milhões, e conta com espaço pet, playground, pista de caminhada, academia ao ar livre e espaço de convivência, além de novo paisagismo, um sistema experimental de irrigação para mitigar o desperdício de água e o plantio de 219 mudas de árvores nativas e frutíferas.

Contudo, mesmo com o modelo piloto entregue, Lima fez questão de relembrar como o espaço foi esquecido e se deteriorou com o decorrer dos anos, porém, agora ganha nova roupagem e já estava repleta de moradores utilizando o espaço.
Há 15 anos
“Essa obra começou há mais de 15 anos. E aqui era um canteiro de obras, emprestaram para uma empresa, que não pagava sequer o preço público, porque aqui é público. Agora, passou a obra, acabou, finalizou, no entanto, a empresa continuou usando esse espaço com alojamento, refeitório, escritório, tapume de madeira, coisa feia. Enfim, vim aqui fazer uma visita e falei: vamos resolver essa praça e, em contrapartida, a empresa vai ajudar a fazer, já que usou de graça, não pagou nada”, lembrou Marcelo.
CELSO M. RODRIGUES
