Akira Enomoto
“COP”30 significa “Conferência das Partes” (Conference of the Parties), uma reunião anual de países signatários de acordos internacionais com o propósito: debater e tomar decisões sobre questões climáticas globais, como a redução de gases do efeito estufa e a adaptação aos impactos das mudanças do clima.
Fui procurar o quanto o clima interfere na nossa prática esportiva. As mudanças climáticas afetam a prática esportiva com calor extremo, eventos climáticos severos (como inundações) e má qualidade do ar, o que aumenta o risco de desidratação e lesões para os atletas, prejudica o desempenho , força , a adaptação de calendários e regras dos esportes.
Os atletas podem ter seu desempenho reduzido devido à falta de hidratação correta e ao estresse térmico. A exposição a condições climáticas adversas aumenta a vulnerabilidade a lesões. Eventos podem ser interrompidos ou cancelados devido ao calor, tempestades e inundações.
A qualidade do ar pode tornar a prática de esportes ao ar livre insegura. Impactos nos esportes e competições podem levar a adiamentos ou realocação, de esportes ao ar livre, para horários mais frescos do dia ou do ano para evitar o calor extremo.
NA CHEGADA da Cop30 mudanças devem ocorrer para melhoria do clima e esperamos trazer mais qualidade para a prática esportiva
