CulturaHome

Olhar + Livre reúne projetos formativos da Cultura em atividade na Praça do Carmo no sábado

Escolas Livres de Santo André (ELT, ELCV E ELD), Emia e Territórios de Cultura programaram ações nas áreas de dança, teatro, artes públicas, dança de rua e audiovisual, a partir das 14h

A arte vai tomar conta da Praça do Carmo, no centro comercial mais importante de Santo André, neste sábado (8), a partir das 14h. O calçadão que envolve a Catedral Nossa Senhora do Carmo vai ser o palco para a realização do Olhar + Livre, um evento inédito que vai reunir todas os projetos formativos da Secretaria de Cultura – Escolas Livres de Teatro (ELT), de Dança (ELD) e de Cinema e Vídeo (ELCV), além da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) e os Territórios de Cultura – em um deslocamento coletivo e artístico entre as Casas do Olhar e da Palavra.

Fotos: Divulgação/PSA

 

No percurso o grupo realizará ações nas áreas da dança, do teatro, das artes plásticas, da dança de rua e do audiovisual. Todas essas ações são estruturadas de forma aberta, convidando o público a participar. A programação é gratuita.

O “esquenta” começa às 14h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, com a apresentação dos projetos das escolas. Em seguida o grupo de alunos e aprendizes da ELD e da Emia caminhará até a Praça do Carmo em uma ação artística que une dança, teatro e artes visuais em um projeto chamado ‘Mover e Olhar, à Deriva’. Nessa etapa do caminho, os aprendizes das escolas livres farão performances pela rua, enquanto um grupo de observadores registrará os movimentos no trajeto, que serão expostos em uma pequena mostra acompanhada de debate sobre a experiência.

Às 15h, o Núcleo Teatro e Rua da ELT compartilhará com as pessoas participantes do encontro suas criações, canções e metodologias a partir da obra ‘Macaúba da Terra’, de Gero Camilo. A atividade, que acontece na Praça do Carmo, buscará promover a confluência entre arte e vida cotidiana.

A Casa da Palavra Mário Quintana passa a receber o Olhar + Livre a partir das 16h, com uma apresentação de street dance / hip hop com os aprendizes da oficina do projeto Territórios de Cultura, seguida de aula aberta.

Trechos de filmes experimentais produzidos pelos aprendizes da Escola Livre de Cinema e Vídeo serão exibidos na última atividade do Olhar + Livre, às 17h, com música ao vivo feita também por aprendizes da ELCV. O público será convidado a participar de uma atividade com instrumentos de percussão na qual as reações de todos os participantes serão filmadas e exibidas em tela.

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo