Projeto para melhorias na emergência inicia visitas no Hospital de Urgência, em São Bernardo
Equipamento municipal, que desde janeiro está de portas abertas, foi selecionado em iniciativa do Ministério da Saúde que visa reduzir a superlotação e qualificar o atendimento
Referência na região, o Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo registrou nesta terça-feira (4/11) o começo do projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com grandes hospitais privados, para qualificar o atendimento nas emergências de hospitais públicos do País. O projeto, que não envolve recursos municipais, é realizado por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde).
Durante dois dias, os consultores do programa, a médica Patrícia Guimarães e o enfermeiro Pedro Freitas, vão visitar as dependências do pronto-socorro do Hospital de Urgência – que abriu as portas para demandas espontâneas no primeiro dia de governo do prefeito Marcelo Lima -, conhecer todos os processos para identificação de possíveis gargalos e oportunidades de melhorias.
Ao final do segundo dia serão apresentados os primeiros diagnósticos, que serão aprofundados, trabalhados e melhorados, com a participação ativa de toda a equipe do Hospital, por um período de um ano, com reuniões mensais com os consultores. Essa é a segunda vez que o Hospital de Urgência é selecionado no programa, a primeira desde a mudança no perfil de atendimento, funcionando de portas abertas.
O diretor técnico do Hospital de Urgência, Dr. Fábio Silveira, explicou que a abertura do pronto-socorro para demandas espontâneas mudou o perfil de atendimento da unidade de saúde e essa nova edição do Lean visa aprimorar os protocolos. “Agora a gente tem um outro hospital. Nosso objetivo é tentar otimizar processos para que a gente consiga reduzir tempo de atendimento, tempo de internação, reduzir alguns gargalos que ainda existem na instituição”, detalhou. “Nosso objetivo é que os ensinamentos que vamos ter nesse processo sejam implementados na cultura da instituição. São mudanças que vão permear, a partir da conclusão desse projeto, a rotina do hospital daqui para frente, em um processo contínuo de aperfeiçoamento”, concluiu.
DIAGNÓSTICO – Durante a primeira palestra de apresentação do programa para a equipe do Hospital, os consultores destacaram que a identificação e solução dos gargalos passa pelo alinhamento da comunicação entre todos os colaboradores. “É um diagnóstico que a equipe faz para a própria equipe propor as soluções. Costumamos dizer que a equipe é a estrela desse projeto, nós somos os facilitadores”, pontuou Patrícia. “O objetivo final é qualificar o trabalho para que todos os processos sejam otimizados, evitando retrabalho ou processos desnecessários, para na ponta melhorar a experiência dos pacientes”, complementou Pedro.
LEAN NAS EMERGÊNCIAS – O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa por um grupo de seis hospitais privados, por meio PROADI-SUS (do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
As indicações para participação no projeto acontecem em ciclos, a cada 12 meses, e são um consenso entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e aprovados nas CIBs (Comissões Intergestores Bipartites) estaduais.
