Diadema vem se tornando uma referência em educação, com iniciativas inovadoras que valorizam profissionais, ampliam o acesso e garantem maior qualidade no ensino. Sob a liderança do prefeito Taka Yamauchi – MDB, a cidade lançou o programa Escola Feliz, que reúne mudanças estruturais e financeiras para fortalecer a rede pública de ensino. “Em países como o Japão, o professor é o profissional mais honrado e respeitado, pois ele é capaz de transformar o futuro de um país. É esse sentimento que queremos trazer para a nossa cidade e transmitir a todos”, afirmou o prefeito.
VALORIZAÇÃO
Além disso, a primeira medida anunciada foi a revisão da gratificação das diretoras celetistas, seguida de um bônus para os Agentes de Cozinha I, buscando reduzir disparidades salariais com os Agentes de Cozinha II. Todavia, a iniciativa mais celebrada foi a triplicação do abono regência, agora chamado de Professor Presente, que passou de R$ 200 para R$ 600 mensais e será estendido a todo o quadro do magistério, corrigindo defasagem vigente desde 2012.
Ainda mais, o programa contempla ações estruturais, como a recomposição das equipes escolares e o Escola Bonita, projeto que visa melhorar a infraestrutura das instituições de ensino. Nesse sentido, o prefeito reforçou que tais medidas representam um avanço na qualidade da educação, além de fortalecer o reconhecimento e valorização dos profissionais que moldam o futuro das crianças.
Do mesmo modo, a Prefeitura deu continuidade ao concurso ‘Meu Olhar, Minha Arte’, incentivando a criatividade dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA Educação de Jovens e Adultos. As obras selecionadas serão utilizadas em mochilas e cadernos do material escolar de 2026, e a população poderá votar online entre os dias 1º e 3 de novembro. “A iniciativa busca valorizar a criatividade, a imaginação e o olhar singular de cada estudante sobre a cidade e seus sonhos”, explicou Taka Yamauchi.
UNIFORME
Além disso, o prefeito deu início ao processo de produção dos uniformes escolares para 2026, simbolizando o compromisso da administração municipal com a valorização dos estudantes e o fortalecimento da identidade escolar. “Este ato simboliza o compromisso da administração municipal com a valorização dos estudantes, o fortalecimento da identidade escolar e o investimento na qualidade da educação pública”, destacou o chefe do Executivo.
ALIMENTAÇÃO
Ainda mais, a Prefeitura apresentou o programa Comida Boa e o novo cardápio da Alimentação Escolar, oferecendo refeições mais saudáveis, variadas e saborosas, com alimentos frescos e minimamente processados. Entre os novos itens estão batata rústica, pão de batata-doce, fondue de frutas, arroz doce e brownie de banana, além dos tradicionais arroz, feijão, carnes, ovos, legumes e verduras. “Sabemos que comer bem na escola é um dos fatores que ajudam no desempenho dos alunos. Criança bem alimentada estuda melhor”, declarou o prefeito.
Por fim, o programa reforça cuidados com segurança, higiene e transparência na alimentação escolar, substituindo gradualmente o lanche pela refeição completa, garantindo padronização e cardápios equilibrados em todas as unidades. Felipe Sigollo, secretário de Educação, destacou: “A ideia é oferecer mais itens naturais e reduzir os ultraprocessados. Na refeição vem arroz, feijão, carnes, ovos, legumes, verduras e frutas de sobremesa, um cardápio variado que alguns, às vezes, não têm em casa”.
CRECHES
Além disso, nesta segunda-feira (3), às 8h30, Taka Yamauchi lançará o programa Creche 100%, iniciativa da Secretaria de Educação que tem o objetivo de zerar a fila de vagas para creches no município. Atualmente, Diadema possui 8.183 crianças matriculadas em 57 unidades, sendo 20 da rede direta e 37 conveniadas.
O programa prevê reestruturação de espaços ociosos, parcerias com instituições conveniadas, revisão de zoneamento escolar, ampliação de horários e aumento do repasse para melhoria do serviço prestado, garantindo maior acesso à educação.
MARCOS FIDELIS
