Jarbas Favoretto
UM BELO MEMORIAL
O Memorial ao Imigrante Italiano construído na cidade turística de Pedrinhas Paulista tem beleza ímpar, com o seu Arco Triunfal da entrada, ladeado por quatro folhas que representam o seu crescimento econômico, outrora algodão e trigo, atualmente soja e milho.
Mas, é o turismo hoje despontando na cidade com os seus belos e imponentes monumentos e prédios que lembram o esplendor de Roma antiga. Incluindo-se o povo generoso e acolhedor do local.
Vinte colunas em semicírculo simbolizam as regiões da Itália, país que nos mandou um grande número de sua gente e que nos ajudou no desenvolvimento do Brasil.
Pedrinhas Paulista está situada na região de Assis e uma visita até é lá é algo imperdível.
ARTESANATO & CARTILHA

A cidade de Timburi tem a sua Casa do Artesão e presta o necessário apoio aos artesãos da cidade com um local adequado para expor os seus produtos e facilitando a exibição para os turistas.
Também mereceu elogios a criação, tempos atrás, por parte da sua Coordenadoria Municipal de Turismo de uma “Cartilha de Educação Turística”. Os alunos de todos os graus, bem como o comércio em geral, tiveram onde ler sobre a importância do Turismo, a História do Município e a Educação Ambiental.
O Museu de Timburi é um lugar repleto de registros e lembranças que marcaram a história da cidade, e está instalado no Centro de Convenções de Timburi.
Outra atração é a principal e diferenciada igreja da Paróquia Santa Cruz, com a sua escadaria histórica, um dos marcantes símbolos da cidade. Visite Timburi, na região de Avaré e Piraju.
DISTRITO DE SABAÚNA

A origem do lugar vem da época das capitanias e dos Donatários e as terras foram doadas para o Convento do Carmo de Mogi das Cruzes.
Os seus frades faziam a fazenda produzir os seus mantimentos.
Sabaúna era o nome da fazenda que em fins do século 19 foi comprada pelo Governo do Estado mediante permuta de dez apólices da Dívida Pública.
Em 1889, uma família de tiroleses deu início ao Núcleo de Colonização de Sabaúna. Onze anos depois já contava com exatos 1.111 habitantes aí, então, já com várias outras nacionalidades.
Hoje em dia Sabaúna é um Distrito de Mogi das Cruzes e está trabalhando para se tornar um polo turístico.
Conserva sua bela Estação Ferroviária, uma agradável pracinha central rodeada de ambientes que lhe dá uma boa qualidade de vida, e sempre divulgada por Fábio ‘Fumaça” Barbosa com a sua oferta de passeios em Trem Turístico.
PRESERVANDO O PASSADO

Segundo o jornalista José Luiz Moraes, “A destruição do passado é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX, ou melhor: a destruição dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência à das grandes gerações passadas”.
“Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de ‘presente contínuo’, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem” – diz ele, que conclui: “Por isso, os historiadores, cujo ofício é lembrar o que os outros esquecem, tornam-se mais importantes que nunca”.
Valorize o historiador da sua cidade enquanto há tempo e, de preferência, coloque um deles no seu Conselho Municipal de Turismo.
