Abel Ferreira, o colecionador de recordes no Palmeiras
Português, Abel Ferreira é o mais longevo no futebol brasileiro
O incansável Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, completou cinco anos no comando do time da Zona Oeste da Capital Paulista, em uma noite mágica, na última quinta-feira (30), e, com isso, consolida sua trajetória como o treinador mais vitorioso, produtivo e recordista no Alviverde, e segue batendo recordes e deixando seu nome marcado na história do clube, isso porque, na partida da competição continental desta semana, o português alcançou um feito inédito ao bater a LDU por 4 a 0, no Allianz Parque, em jogo de volta das semifinais da Copa Conmebol Libertadores, e virar um placar que, para muitos, seria improvável.
Passagem épica e conquistas impressionantes
Vamos aos feitos épicos, a começar pela Copa Conmebol Libertadores de 2025. Na partida de ida, os comandados de Abel haviam perdido o jogo por 3 a 0, e muitos comentaristas já tinham cravado que o Palmeiras estava desclassificado, que o time equatoriano estaria na final.
Contudo, um único detalhe passou despercebido, na linha de frente do Verdão está Abel Ferreira, técnico que se habituou a colecionar títulos pelo Palmeiras, e segue fazendo história. Somente nesta edição da Libertadores, o português tem apenas uma derrota em 12 partidas.

Recado dado
Logo que chegou ao Palmeiras, em sua apresentação, Abel deixou claro para o que vinha:
“Não vim aqui para ter férias, vim aqui para trabalhar e ganhar com o clube. Vim para ajudar os jogadores a crescerem. É a minha missão”, já avisara o técnico.
Aliás, o português tem cumprido sua missão com mestria. isso porque, até agora já soma dez títulos, sendo duas Libertadores, de 2020 e 2021, duas edições do Brasileirão, em 2022 e 2023, uma taça da Copa do Brasil em 2020, uma Supercopa do Brasil, essa em 2023, uma Recopa Sul-Americana datada de 2022 e três estaduais, o famoso Paulistão, em 2022, 2023 e 2024.
Assim, Abel vai somando os recordes, inclusive, na Libertadores alcançou outro, e passa a figurar no seleto grupo de treinadores que já chegaram à final da competição três vezes, ao lado de Telê Santana, em 1992, 1993 e 1994, Marcelo Gallardo, em 2015, 2018 e 2019 e Renato Gaúcho, em 2008, 2017 e 2021.
Vale lembrar que Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em meio à pandemia de Covid-19, apresentado em 04 de novembro de 2020, sem nenhum título na bagagem, e fez sua estreia em 05 de novembro daquele ano.
Mais recordes de Abel à frente do Palmeiras
Com isso, Abel Ferreira se torna o técnico mais longevo da história do Palmeiras em uma única passagem e, entre times brasileiros, é o primeiro a completar cinco temporadas em um clube neste século.
Ademais, desde que atravessou o Atlântico e se estabeleceu no Palmeiras, todos os outros clubes da Série A, da edição de 2025, já tiveram 183 treinadores efetivados neste espaço de tempo.
Entre os números e conquistas, Abel Ferreira, segundo o site do clube:
É o técnico com mais títulos na história do Palmeiras, são 10, ao lado de Oswaldo Brandão, é o treinador com mais títulos internacionais na história do Palmeiras, soma 3, é o técnico com mais finais na história do Palmeiras, chegando a 15, o técnico estrangeiro com mais jogos na história do Palmeiras, totalizando 352, técnico estrangeiro com mais vitórias na história do Palmeiras, alcançando 206, técnico com mais jogos pela Libertadores na história do Palmeiras, total de 60.
Além desses dados, o português é o técnico com mais vitórias pela Libertadores na história do Palmeiras, somando 40, técnico com mais vitórias pelo Brasileirão na história do Palmeiras, alcançando a marca de 98, é o técnico com mais jogos no Allianz Parque na história do Palmeiras, ao todo são 155 partidas, técnico com mais vitórias no Allianz Parque na história do Palmeiras, mais um feito ao completar 103 triunfos e o técnico mais longevo da história do Palmeiras em uma única passagem, ao todo já são cinco anos/temporadas.
Dessa maneira, Abel segue agora para, mais uma vez, conquistar a América e a Glória Eterna, ao disputar a final da Conmebol Libertadores contra o Flamengo, dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru, e pela primeira vez no Brasil, um clube será tetracampeão do torneio continental.
