 
						Na data em que o mundo lembra os riscos e as medidas de prevenção do AVC (Acidente Vascular Cerebral), 29 de outubro, Dia Mundial do AVC, São Bernardo celebra o fato de ter sido o primeiro município da Região Metropolitana de São Paulo a ser reconhecida como “Cidade Angels”, certificação que atesta as boas práticas na prevenção e tratamento do AVC. A certificação foi concedida em julho, pelo programa Angels, uma iniciativa global da Boehringer Ingelheim, em parceria com a Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization – WSO).
Entre os critérios de avaliação, São Bernardo mostrou excelência na prevenção, atendimento a urgências e monitoramento de sintomas. A certificação foi além da área da saúde, uma vez que, na cidade, também foi incluída nas ações de prevenção e monitoramento dos sintomas a rede municipal de Educação, com treinamento de professores e estudantes. Por meio do programa “Fast Heroes”, as crianças aprenderam de forma lúdica a identificar os sinais de um AVC.
Foram analisados os indicadores de atendimentos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Hospital de Urgência. A capacitação dos professores e estudantes foi uma das etapas para o processo de certificação. Além de São Bernardo, apenas outras oito cidades brasileiras receberam o mesmo reconhecimento.
CONSCIENTIZAÇÃO E CUIDADOS – Segundo os responsáveis pela certificação, uma cidade Angels é um município no qual a consciencialização da comunidade, parcerias com instituições privadas e cuidados hospitalares agudos são otimizados para fornecer melhores resultados para doentes de AVC. Requer que hospitais, serviços de emergência, autoridades locais e educadores públicos trabalhem em conjunto para fornecer mãos seguras aos doentes de AVC nas suas comunidades.
“Esta foi a segunda certificação de boas práticas que recebemos em 2025. Já havíamos sido reconhecidos pelo trabalho com pacientes com doenças respiratórias, agora no atendimento e prevenção do AVC. Tudo isso nos enche de orgulho da nossa equipe de profissionais que todos os dias salvam vidas”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que o reconhecimento dá ainda mais disposição para que toda a equipe cumpra a missão dada pelo prefeito Marcelo Lima desde o primeiro dia da sua gestão, que é a de transformar a saúde de São Bernardo. “Temos conseguido isso, zerando filas, humanizando os atendimentos, qualificando os processos e os equipamentos de saúde. Hoje, nesta data tão importante para a prevenção, é um orgulho saber que São Bernardo é referência internacional”, declarou.
 
				