O vereador Wellington da Saúde – PSB, apresentou um projeto de lei que institui, em Mauá, a Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Phelan-McDermid, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 22 de outubro. A proposta tem como objetivo disseminar informações sobre a doença, combater o preconceito e fortalecer políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Além disso, o parlamentar explicou que a Síndrome de Phelan-McDermid é uma condição genética rara, causada pela deleção ou mutação do gene SHANK3, e está associada a atrasos no desenvolvimento, deficiência intelectual e distúrbios do espectro autista, entre outras manifestações clínicas. “A falta de conhecimento sobre essa síndrome contribui para o diagnóstico tardio e a exclusão social das pessoas afetadas”, afirmou Wellington da Saúde.
Ainda mais, o vereador destacou que a criação da semana dedicada à conscientização sobre a síndrome poderá ampliar o acolhimento e o apoio às famílias, além de incentivar a atuação de diferentes setores da sociedade.
MARCOS FIDELIS
