Profissionais da Prefeitura de São Bernardo participaram nesta quarta-feira (29/10) de palestras que marcaram as celebrações ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. Durante o evento, realizado no Teatro Cacilda Becker, no Paço Municipal, o prefeito Marcelo Lima destacou avanços na política de valorização do funcionalismo da cidade – que figura entre os 10 melhores do Brasil em termos de qualificação, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025/RAIS (Relação Anual de Informações Social).

Entre as conquistas listada está a retomada, neste ano, dos pagamentos de progressões de carreira e promoções – congelados desde 2022. A Prefeitura iniciou, em fevereiro, processo para aplicar os benefícios a quase 5 mil profissionais de carreira do município, de diferentes categorias. Até dezembro de 2025, o município destinará R$ 20 milhões na primeira etapa de equalização dos passivos. A partir de janeiro do próximo ano, o Executivo investirá outros R$ 45 milhões.
“A partir do próximo ano, além de colocar em dia os valores pendentes, não teremos mais atrasos na aplicação das progressões ou promoções. Esse é um direito dos servidores. Mantemos mesa permanente de diálogo com o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais), trabalhadores e governo para tratar das demandas e projetos voltados a valorização de todas as categorias. Não mediremos esforços para seguir com a proposta de reconhecimento dos servidores de São Bernardo, os melhores profissionais do País”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
NOVOS BENEFÍCIOS – A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira projeto de lei do Executivo que institui folga abonada anual ao servidor público da Prefeitura, a ser usufruída em seu mês de aniversário. A Administração municipal tem, em seu quadro de funcionários, 13,5 mil profissionais.
TOP 10 NO BRASIL – O funcionalismo público de São Bernardo está entre os sete melhores do Brasil, de acordo com dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ranking de Competitividade dos Municípios de 2025, compilado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No contexto do Estado de São Paulo, os servidores ocupam segunda posição entre os mais qualificados, com Ensino Superior.
“Iniciamos neste ano série de ações voltadas à valorização dos servidores, entre as quais a criação da Escola de Governo, que irá oferecer, em parceria com faculdades e instituições de ensino, formações gratuitas as profissionais da Prefeitura. Quando o trabalhador tem boa formação e aperfeiçoamento, se sente reconhecido. E isso tem reflexo nos serviços prestados pelo município à população”, afirmou a secretária de Gestão de Pessoas de São Bernardo, Renata Valdrigh.
HOMENAGEM – O evento em comemoração ao Dia do Servidor Público, realizado nesta quarta-feira pela Prefeitura de São Bernardo, foi marcado por emoção com a homenagem simbólica à servidora Mônica Galetti Scudeler, de 57 anos. O prefeito Marcelo Lima, acompanhado da vice-prefeita Jessica Cormick e da secretária Renata Valdrigh, entregou placa de reconhecimento aos 30 anos de contribuições da profissional, que é técnica do Laboratório de Saúde Pública de São Bernardo, ao município.
Prestes a se aposentar, e representando os mais de 13,5 mil funcionários da Prefeitura, Mônica recordou com orgulho de sua trajetória. “Eu não troco minha carreira por nada. Foi um divisor de águas em minha vida. Sempre trabalhei com o que gosto, e fiz tudo com muita dedicação”, disse.
