Nova UBS Três Marias/Vila Ferreira vai reorganizar atenção básica na região do Alves Dias, em São Bernardo
Com prazo de conclusão em 15 meses, unidade será a 38° da rede e vai atender mais de 13 mil pessoas, com quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família
Uma noite de alegria para os moradores do Jardim Três Marias, Vila Ferreira e bairro Esmeraldas: a Prefeitura de São Bernardo realizou nesta sexta-feira (28/10) a formalização da construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Três Marias/Vila Ferreira. A unidade, que será a 38° da rede, vai reorganizar o atendimento em atenção básica da região do Alves Dias. O prefeito Marcelo Lima, na companhia da vice-prefeita Jéssica Cormick, do secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, do secretário adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima, diversos outros secretários municipais e vereadores, assinou a ordem de serviço de início de obra da nova UBS. A expectativa é a de que o equipamento seja entregue em 15 meses.
O chefe do Executivo são bernardense relembrou que durante a campanha, muitas vezes ouviu pedidos de moradores pela criação de mais uma UBS naquela região. “Este é um governo do diálogo e quero conversar com todos que queiram dialogar com o nosso governo, com a nossa equipe. Naquele momento da campanha as pessoas falavam que ficavam muito tempo aguardando na UBS Alves Dias, na UBS Nazareth, porque a população foi crescendo e aumentou muito a demanda”, relatou. “Então, essa UBS vem para contemplar essa demanda, para que as pessoas possam ser atendidas mais perto de suas residências e com mais agilidade”, completou.
REALIZAÇÕES E ENTREGAS – O prefeito enumerou algumas das realizações feitas na área da saúde nos primeiros quase dez meses de governo. “A saúde pública era um grande problema e um desafio durante o plano de governo. Pessoas aguardando atendimento há muito tempo. Quando iniciei o governo, dia 1º de janeiro, eu, o secretário Jean, toda a equipe da Saúde, iniciamos um programa muito importante, que foi fundamental para que a gente pudesse virar a chave de São Bernardo para uma cidade para frente. A Caravana da Saúde, que realizou mais de 250 mil atendimentos e atendeu pessoas que aguardavam cinco anos por uma consulta, um exame,”, afirmou. “E continuamos trabalhando incansavelmente cada dia mais, para que as pessoas tenham que esperar um tempo menor pelo seu atendimento.”
A vice-prefeita, Jessica Cormick, destacou que a assinatura da OS reafirma o compromisso da gestão do prefeito Marcelo Lima com a saúde de qualidade, entregando mais acolhimento para todas as famílias de São Bernardo. “Prefeito, parabéns mais uma vez, por ter esse olhar acolhedor, por se dedicar tanto pela nossa cidade e pela resposta ser sempre essa. Se alguém perguntar qualquer coisa, é assim que a gente faz, é com trabalho, com entrega”, concluiu.
O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, também agradeceu o empenho do prefeito Marcelo Lima. “Não tenho dúvida que para a gente chegar onde nós chegamos hoje, se a gente não tivesse a liderança desse grande homem que pensa na saúde, que pensa na pessoa, junto com a vice-prefeita Jéssica, junto com os demais secretários e com os vereadores, que cuidam da população. não teríamos chegado. Aqui todos se juntam em prol de um objetivo único que é proteger a vida de cada um de vocês. E quando a gente faz uma unidade de saúde, a gente faz a prevenção e a promoção da saúde, para que as crianças cresçam saudáveis, para que os idosos vivam plenamente, e por isso São Bernardo tem uma ampla assistência na atenção básica, que é para prevenir a doença”, explicou.
NOVA UNIDADE – A nova UBS Jardim Três Marias/Vila Ferreira será uma unidade com capacidade instalada para quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família e três equipes de Saúde Bucal. Serão 12 consultórios, incluindo quatro odontológicos, farmácia, salas de comunidade, imunização e muitas outras dependências, em um prédio de dois pavimentos. A nova unidade será construída na Rua do Caminho da Educação, 84, na Vila Ferreira, e serão investidos R$ 9.241.900,00, sendo R$ 5.214.000,00 de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal e $ 4.027.900,00 de recursos do Tesouro Municipal.
