‘Retornômetro’ aponta São Bernardo no Top-15 do País entre cidades com melhor eficiência de gestão pública
Levantamento inédito cruzou dados oficiais, como do IBGE, Datasus e INEP, para avaliar como os impostos pagos retornam em serviços para a população; estudo inédito envolveu 396 municípios com mais de 100 mil habitantes
Levantamento inédito realizado pela Assertif, consultoria especializada em análise de dados e gestão, aponta que São Bernardo está entre as 15 melhores cidades do País – e a mais bem posicionada do Grande ABC – no ranking que mede a eficiência no retorno social da aplicação dos tributos pagos pela população, ou seja, como os recursos são revertidos em serviços que melhoram a qualidade de vida dos moradores. Os números revelados pelo Retornômetro, métrica criada este ano para avaliar a gestão pública, aponta que o município atingiu 604,6 pontos (de 1.000 possíveis), bem acima da média nacional, de 481,2 pontos, o que lhe garantiu a 13ª colocação. A outra cidade da região que aparece no ranking das 50 melhores é São Caetano, na 45ª posição, com 572,4 pontos.
Baseado em dados oficiais e metodologia validada, o índice permite avaliar, com transparência, quais cidades geram maior retorno social por real arrecadado, promovendo boas práticas de gestão e responsabilidade fiscal. A primeira edição do Retornômetro 2025 avaliou 396 municípios com mais de 100 mil habitantes, com base em três eixos: Viver (saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico), Prosperar (emprego, renda e desenvolvimento econômico) e Governar (transparência, equilíbrio fiscal e investimento público).
Os indicadores são padronizados, ponderados e agregados em uma única nota (0 a 1.000), o que permite comparar a performance dos municípios na conversão de impostos em qualidade de vida. O ranking é feito com base em dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Datasus (Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde) e INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Com base nestes indicadores, São Bernardo alcançou o melhor resultado no eixo Viver, com 0,871 pontos, enquanto no Governar atingiu 0.613 e o Prosperar, 0.241 pontos. Para o prefeito Marcelo Lima, a classificação da cidade entre as 15 melhores do ranking é reflexo de uma gestão pautada desde o início do mandato na seriedade e respeito na aplicação dos recursos públicos, a fim de atender às necessidades da população, promover o desenvolvimento sustentável da cidade e melhorar a qualidade de vida e dos serviços.
CAMINHO CERTO – “Esse resultado é motivo de felicidade e orgulho, porque mostra que estamos no caminho certo, que traçamos desde o início do nosso trabalho, com muito empenho de toda a equipe, planejamento e respeito pelo dinheiro dos contribuintes. A finalidade é investir na oferta de serviços cada vez mais qualificados, na melhoria da infraestrutura em todas as áreas, como revitalização e novas unidades de saúde, escolas, espaços de lazer, de esportes e cultura”, disse o prefeito.
A área da saúde tem merecido atenção especial da gestão, não apenas em revitalização e reforma, como na UPA Vila São Pedro, reaberta nesta segunda-feira (27/10) com mais consultórios, um deles odontológico, mas também na ampliação de serviços e ações. Entre as quais, a Caravana da Saúde, programa lançado em janeiro para zerar a fila de espera por consultas e exames na rede pública, e a abertura do pronto-socorro do Hospital de Urgência (HU) para atendimento da população, naquele que foi o primeiro ato do prefeito Marcelo Lima no mesmo dia em que tomou posse, em 1º de janeiro de 2025.
A Prefeitura também investiu na área da segurança, lembra o chefe do Executivo, como em novos equipamentos e mais agentes para a GCM (Guarda Civil Municipal), em videomonitoramento e na ampliação de operações em parceria com as Polícias Militar e Civil. Além disso, a mobilidade urbana tem sido beneficiada com amplo plano de recapeamento de ruas (mais de 400 até agora), construção de acessos e aceleração das obras do complexo viário Ribeirão dos Couros, sobretudo para conclusão do Viaduto Estaiado da Avenida Robert Kennedy.
VALORIZAÇÃO E OPORTUNIDADES – Na Educação, destaque para a criação do Programa Faculdade Municipal São Bernardo, em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, que já conta com 200 alunos em quatro cursos de tecnólogo na unidade da Prefeitura na Rua Marechal Deodoro. O programa já abriu inscrição para o vestibular 2026, que vai selecionar mais 200 pessoas para os cursos de Gestão Ambiental, Gestão Pública, Gestão Financeira e Marketing Digital – são 50 vagas para cada curso (informações e inscrições no site https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc).
Outro programa criado pela atual gestão voltado à educação é o Conecta São Bernardo, que oferece a alunos do ensino médico da rede pública da cidade a oportunidade de fazer intercâmbio internacional gratuito. O primeiro grupo esteve em Dublin, na Irlanda, para período de 30 dias de imersão em curso de inglês e conhecimento de novas culturas e povos. Agora, a Câmara aprovou projeto do prefeito Marcelo Lima que amplia o programa, com a criação do Conecta São Bernardo – Professor. Os educadores, inclusive, desde meados de 2025 também passaram a contar com a Escola de Formação dos Professores (Efope) para qualificação profissional.
Assim como outras áreas, esporte e lazer têm recebido total atenção da administração, com reforma e revitalização dos campos dos bairros Paulicéia, Detroit, DER, Taboão e Parque Selecta, com melhorias que incluem gramado sintético, alambrados e iluminação em LED. Outros dois, Ferrazópolis e Corinthinhas, que já haviam passado por revitalização, recentemente receberam nova iluminação.
O RETORNÔMETRO – Segundo José Guilherme Sabino, CEO do Grupo Assertif, o Retornômetro não foi criado para “apontar culpados”, mas para tentar gerar consciência política e da sociedade sobre o uso do dinheiro público. “As prefeituras têm uma ferramenta técnica de diagnóstico e comparação para poder melhorar a gestão em pontos que não estão bem avaliados. Além disso, ao mostrar boas práticas municipais, queremos apoiar prefeitos, gestores e cidadãos na busca por uma gestão pública mais eficiente e transparente, com base em dados concretos, porque é uma forma de atrair investimentos e elevar a arrecadação”, explicou.
