Gilvan lança Circular da Saúde para facilitar acesso da população aos serviços médicos em Santo André
Iniciativa integra o Promobi e conecta hospitais, UPAs e clínicas com linhas dedicadas de transporte público
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, lançou no sábado (25) o Circular da Saúde, um novo serviço de transporte que promete facilitar o acesso da população aos equipamentos públicos e privados de saúde. A iniciativa, que já começou a operar, faz parte do Promobi, programa de mobilidade urbana que tem modernizado o transporte coletivo da cidade.
Além disso, o projeto nasce com o objetivo de garantir deslocamentos mais rápidos e confortáveis para quem precisa chegar a hospitais, UPAs, clínicas e centros médicos. Com duas linhas em operação — a nova B45 e a B31, requalificada para esse atendimento —, o Circular da Saúde faz conexão direta com unidades como o Centro Hospitalar Municipal, UPA Perimetral, Hospital Mário Covas, Hospital Brasil, Beneficência Portuguesa, Casa da Esperança, além do futuro Hospital da Vila Luzita.
Durante o lançamento, Gilvan destacou que o novo serviço representa uma união prática entre mobilidade e saúde. “Saúde e mobilidade caminham juntas. Não adianta ter hospitais e exames se a população não consegue chegar neles com rapidez e segurança. O Circular da Saúde foi pensado para diminuir o tempo de deslocamento, facilitar a vida de quem mais precisa e cuidar das pessoas em todas as etapas do atendimento. É assim que a gente governa: solucionando problemas reais da população”, afirmou o prefeito.
A medida foi estruturada pela SATrans a partir de estudos técnicos que analisaram origem-destino e volume de demanda, o que permite mais previsibilidade, conforto e eficiência nos deslocamentos motivados por consultas, exames e tratamentos. Em outras palavras, o serviço foi planejado para atender exatamente onde há maior necessidade da população.
Ainda mais, o Promobi continua como um dos pilares da gestão Gilvan na reestruturação do transporte público andreense. Até o momento, já foram entregues 51 ônibus zero quilômetro apenas em 2025, instalados 79 novos abrigos, 210 pontos requalificados — de um total previsto de 300 —, além de um aumento de 60% no uso do aplicativo Cittamobi após sua atualização. Ao todo, o programa prevê R$ 240 milhões em investimentos até 2028.
Nesse sentido, Gilvan reforçou que o compromisso da Prefeitura é tornar o transporte coletivo mais humano e tecnológico. “Estamos redesenhando o transporte público em Santo André para que ele seja mais humano, tecnológico e funcional. Com o Promobi, cada nova entrega melhora o caminho do andreense no dia a dia”, destacou.
