
A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais – Fecomércio MG, assinou dia 16 de setembro o contrato para a construção da sua nova sede em Belo Horizonte. Localizado na Avenida Raja Gabaglia, 1300, no bairro Gutierrez, o empreendimento de 9 andares promete ser um marco de modernidade e funcionalidade na região. Com um investimento estimado em 90 milhões de reais, a Federação oferecerá uma estrutura completa e integrada com Sesc e Senac abrigando em um só local, todos os serviços do Sistema, facilitando o acesso e a interação para os usuários e empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado.
Além disso, o edifício contará com espaços dedicados ao comércio, gerando oportunidades e movimentando a economia local. Planejada para ser executada em duas etapas, a primeira parte da obra tem com previsão de entrega em março de 2027, abrangendo os primeiros quatro andares que serão destinados ao comércio. A segunda fase, que incluirá os outros cinco andares restantes, será dedicada às instalações da Fecomércio, Sesc e Senac.
O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, com Ítalo Aurélio Gaetani (Construtora Castor LTDA.) e Rogério Labriola (Privilège Construtora LTDA.), assinam contrato para construção da nova sede
Fotos: Lucas Peroni/FecomércioMG
O presidente Nadim Donato e o vice-presidente Julio Gomes, do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, com Ítalo Aurélio Gaetani (Construtora Castor LTDA.) e Rogério Labriola (Privilègi Construtora LTDA.), assinam contrato para construção da nova sede
O contrato de construção foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, pelo sócio-administrador da Construtora Castor LTDA., Ítalo Aurélio Gaetani, e pelo sócio-administrador da Privilège Construtora LTDA, Rogério Labriola.
Para Nadim Donato, a nova sede é um passo fundamental para o futuro da instituição. “A construção desta nova sede representa nosso compromisso em evoluir e oferecer uma infraestrutura de ponta. É um investimento importante no amanhã dos empresários mineiros e na qualidade dos serviços que oferecemos, consolidando nossa posição como um pilar de apoio e desenvolvimento para os setores que representamos em Minas Gerais”, destacou.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.
Bárbara Botega toma posse na SECULT
Bárbara Botega com o marido Guilherme Ursine, os filhos, governador, a secretária -adjunta de Cultura e Turismo ,Josiane Souza e o secretário de Comunicação Social, Bernardo Santos
O governador Romeu Zema empossou dia 17 de setembro, na Cidade Administrativa, Bárbara Botega como secretária de Estado de Cultura e Turismo.
fotos:Gil Leonardi
Ela assume o lugar de Leônidas de Oliveira, que comandou a Secult nos últimos cinco anos, conquistando resultados expressivos para a cultura e o turismo em Minas.
A nova secretária da Secult está no Executivo Estadual desde 2021, onde ocupou cargos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e na Secretaria de Estado de Comunicação, sempre atuando no desenvolvimento de ações que promovessem a cultura e o turismo em Minas Gerais. Ela deixa a secretaria-adjunta de Comunicação Social para assumir o comando da Secult
O governador Romeu Zema desejou sucesso à nova secretária e falou sobre suas expectativas do trabalho
“A nova secretária tem todas as prerrogativas para fazer um ótimo trabalho. De certa maneira, já acompanhava o trabalho que o ex-secretário Leônidas desenvolvia e, com certeza, ela vai dar andamento a todos os projetos que já estavam planejados e ainda trazer ideias novas”, afirmou Romeu Zema.
Bárbara Botega destacou o trabalho realizado pelo Leônidas Oliveira, e disse que a ideia é dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido pela pasta.
Leônidas Oliveira esteve cinco anos na SECULT
Bárbara Botega destacou o trabalho realizado pelo Leônidas Oliveira, e disse que a ideia é dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido pela pastaa ser realizado.
| “Suceder o Leônidas é um desafio gigante. Eu já vinha trabalhando dentro da Secult em certos temas há algum tempo, e toda a minha trajetória dentro do Estado acabou me levand para isso. Então, fiquei muito feliz com a confiança do governador e do vice-governador nessa escolha. É um trabalho de continuidade”, comentou a nova secretária. |
||
Em 2021, Bárbara Botega foi nomeada superintendente de atração de investimentos e estímulo à exportação na Sede, quando atuou já com a promoção do estado entre parceiros nacionais e internacionais.
Ela também cuidou da assessoria estratégica para atração de investimento em turismo, sendo responsável por captar mais de R$ 2 bilhões, mantendo uma relação bem-sucedida e contínua com o trade de turismo.
Na Secom, Bárbara deu prosseguimento a uma parceria frutífera junto à Secult e setores vinculados, promovendo o estado de Minas Gerais, inclusive por meio de ações de comunicação que deram visibilidade e retorno ao estado. Entre seus feitos, está a articulação para a cooperação com as demais esferas para a retomada do Carnaval em Minas Gerais, após os anos de pandemia.
Hotéis passam a ter autonomia para definir seus próprios horários de check-in e check-out
Flávia Araújo e o ministro Celso Sabino
Durante a abertura da Equipotel , em São Paulo, no dia 16 de setembro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou portaria que assegura aos hotéis autonomia para definir seus horários de check-in e check-out, respeitando o limite de até três horas para a preparação dos quartos entre reservas.
A medida encerra disputas regionais e garante uniformidade nacional, superando propostas como o PL 3788/2025, em tramitação em Minas Gerais. Segundo representantes do setor, a decisão fortalece a competitividade, evita insegurança jurídica e preserva milhares de empregos, ao mesmo tempo em que oferece mais clareza e transparência para os hóspedes.
Para a presidente da ABIH-MG-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais, Flávia Araújo Badaró, a conquista é resultado de uma mobilização intensa em defesa da hotelaria. Ela destacou que, caso o projeto tivesse avançado, haveria risco de desemprego em larga escala e aumento significativo das tarifas, comprometendo toda a cadeia produtiva do turismo.
Flávia ressalta ainda que a decisão não apenas garante maior autonomia ao setor, mas também fortalece a gestão hoteleira em todo o território nacional, consolidando Minas Gerais como protagonista nesse avanço para a hotelaria brasileira.
A nova regulamentação estabelece que os hotéis têm o direito exclusivo de definir seus horários de entrada e saída dos hóspedes, com a única ressalva de respeitar um limite máximo de três horas para a preparação do quarto entre uma reserva e outra. Essa flexibilidade é crucial para que os empreendimentos possam se adaptar às diferentes realidades regionais e demandas dos seus hóspedes.
Maratona de BH
Praça da Estação
O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.
Já a largada do trajeto de 42 km acontecerá às 5h do dia 17 de maio. O início do percurso será na Praça da Estação, passa pela Arena MRV, Via 710, Viaduto José Cândido e volta pelas avenidas até o ponto de partida.
A Maratona de Belo Horizonte também vai contar com a categoria revezamento, onde cada atleta da dupla vai percorrer 21 km. As inscrições serão abertas ainda neste mês de setembro, e a organização estima que 7 mil atletas vão participar do evento. 1ª Maratona Oficial de Belo Horizonte 2026
O trajeto oficial da prova de 42km foi definido: a largada será na manhã do domingo, na Praça da Estação, seguindo por 10k até a Arena MRV, onde fará o retorno, seguindo pela Via Expressa, Tereza Cristina, Contorno e Avenida dos Andradas até a Estação de Tratamento da Copasa. Em seguida, vira na Via 710 até a Estação José Cândido da Silveira e retorna para a Avenida dos Andradas, até chegar de volta à Praça da Estação.
Já a prova de 5km foi antecipada para a sexta-feira (15 de maio), em formato night run. A ideia é que o percurso passe por diversos pontos turísticos da cidade. A largada será na Avenida Amazonas com Praça Rui Barbosa, seguindo até a curva à direita na Avenida Afonso Pena no Pirulito da Praça 7.
Praça 7
Na sequência, segue até a Praça Afonso Arinos, onde entra na Avenida João Pinheiro, subindo até a Praça da Liberdade. Aí então, contorna e desce de volta na Avenida João Pinheiro até a Afonso Pena, vira na Rua da Bahia, entra no Viaduto Santa Tereza, segue pela rua Sapucaí até o Viaduto Floresta e chega à Praça da Estação.
Parque Municipal
No sábado (16 de maio) acontecerá a corrida Kids, com percurso fechado dentro do Parque Municipal, que ao longo de todo o dia receberá grupos de corrida com apoio de estruturas, hidratação e acolhimento. O dia ainda terá um grande encontro dos grupos de BH, para uma corrida gratuita e aberta a todos os interessados.
Modalidades:
- Maratona 42km (sábado)
- 5km night run (sexta)
- Corrida Kids (sábado)
Largada Maratona 42km: Praça da Estação
Largada 5km: Avenida Amazonas (Praça Rui Barbosa)
Vila da Maratona: Parque Municipal – de 14 a 17 de maio
As inscrições para a Maratona Oficial de Belo Horizonte serão iniciadas no mês de setembro, pela plataforma TicketSports.
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br









