HomePolítica

Taka valoriza o comércio popular e amplia ações para geração de empregos em Diadema

Com a “Hora da Regularização”, gestão reorganiza o centro e oferece capacitação, fortalecendo o comércio local e a economia

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi – MDB, anunciou o início da revitalização do centro comercial da cidade, com foco na reorganização do comércio informal e na melhoria da mobilidade urbana. A ação, que começou nesta segunda-feira (20), marca uma nova fase para o coração econômico do município e simboliza o compromisso da atual gestão com um desenvolvimento mais humano e sustentável.
Além disso, a medida incluiu a remoção de cerca de 70 barracas nas imediações da Praça Castelo Branco e da avenida Antônio Piranga, locais de grande fluxo de pedestres. Segundo o prefeito, a reorganização permitirá devolver à população um espaço público mais limpo, seguro e acessível. “Restabelecemos a ordem no espaço público, facilitamos a mobilidade dos pedestres e garantimos um ambiente mais limpo e organizado”, afirmou Taka.

Ainda assim, o prefeito destacou que a ação é pautada por um olhar sensível às necessidades das famílias que dependem do comércio informal para sobreviver. “Entendemos que, apesar da falta de regularização de alguns empreendedores sociais, há por trás de cada um deles uma família que precisa ser cuidada. Dessa forma, todos poderão ter o seu ganha-pão de maneira regularizada”, completou.

Nesse sentido, a Prefeitura abriu um processo de recadastramento para os ambulantes interessados em continuar suas atividades. Entre os critérios, estão a exigência de residir no município há mais de dois anos, estar inscrito no CadÚnico, ter renda familiar de até três salários mínimos e estar desempregado há pelo menos seis meses. Também serão priorizadas famílias com maior número de dependentes, pessoas com deficiência, crianças ou idosos.

Do mesmo modo, as vagas disponíveis serão limitadas à Galeria do Shopping Popular, espaço destinado para abrigar os trabalhadores de forma organizada e dentro das normas sanitárias e urbanísticas. Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas, a seleção seguirá critérios sociais que valorizem os mais vulneráveis.

Além da regularização, o projeto inclui capacitação profissional, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, para que os comerciantes possam aprimorar a apresentação de seus produtos e serviços. “O processo inclui capacitação para os comerciantes, com o objetivo de padronizar e organizar a apresentação de seus produtos e serviços”, explicou o prefeito.

Por fim, Taka ressaltou que a iniciativa faz parte de um plano mais amplo de valorização do comércio e geração de empregos. “Desde o início do nosso governo, já foram criados 10 mil postos de trabalho, e essa iniciativa reflete o nosso compromisso de valorizar o comércio, que gera empregos e contribui para a economia local”, concluiu.

Em outras palavras, a revitalização do centro e a regularização dos ambulantes representam mais do que uma ação de ordenamento urbano: tratam-se de medidas que unem inclusão social, desenvolvimento econômico e cuidado com as pessoas — pilares centrais da gestão de Taka Yamauchi em Diadema.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo