CidadesHome

Relação entre sustentabilidade, educação ambiental e comunicação é destaque de Santo André em congresso

Trabalhos técnicos foram apresentados no III Congresso de Comunicação Pública, em Aracaju

Para além das fronteiras municipais, Santo André segue multiplicando saberes e casos de sucesso pelo país. Participando pela primeira vez do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas estiveram nesta semana no evento, que ocorreu em Aracaju, apresentando experiências desenvolvidas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) que demonstram a relação entre projetos de educação ambiental no âmbito da comunicação socioambiental para a sustentabilidade.

-| Fotos: Divulgação/Semasa

 

O encontro, organizado pela ABC Pública (Associação Brasileira de Comunicação Pública), chega à terceira edição sob a temática da emergência climática e o direito à informação, reunindo especialistas, pesquisadores, ativistas, sociedade civil, universitários e gestores públicos de diversas cidades do Brasil para discussões e apresentações sobre experiências em educação, meio ambiente, cidadania e ambiente digital.

O Semasa foi um dos órgãos públicos que tiveram artigos escolhidos para exposição oral no congresso, sendo a única instituição do ABC. A maioria dos demais projetos está diretamente ligada a instituições de ensino, como universidades, ou à própria entidade ABC Pública.

O município submeteu dois trabalhos, sendo um sobre a experiência dos cinedebates do projeto Água, Câmera e Ação e como eles foram usados como estratégia educomunicativa associada ao potencial do audiovisual. O segundo versa sobre a comunicação lúdica como instrumento de reconexão entre a infância e a natureza, desenvolvida no programa Hendu. Esse último, inclusive, foi selecionado pela organização do evento para integrar o grupo de estudos de caso de boas práticas de comunicação pública.

A participação andreense foi importante para demonstrar outra nuance das iniciativas desenvolvidas no município e que são exemplos de gestão pública eficiente, utilizando formatos metodológicos inovadores para a comunicação socioambiental.

Em 2025, Santo André já apresentou outros trabalhos técnicos em congressos em Caldas Novas, Manaus e, em novembro, terá trabalhos expostos no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, que ocorrerá em Recife.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo