CidadesHomeSão Bernardo do Campo

São Bernardo beneficia 1.142 estudantes na segunda entrega de óculos do Programa Ouvir, Ler e Aprender

Ação foi realizada na EMEB Arlindo Miguel Teixeira, no bairro Alvarenga, e desta vez beneficia alunos de oito escolas daquela região

A Prefeitura de São Bernardo realizou na tarde deste sábado (18/10), na EMEB Arlindo Miguel Teixeira, no bairro Alvarenga, a segunda entrega de óculos para estudantes da rede municipal por meio do programa Ouvir, Ler e Aprender, parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. Ao todo, serão contempladas 1.142 crianças, que foram avaliadas em um grupo de 7.095 estudantes de 6 a 11 anos. A primeira ação ocorreu no Ginásio da escola Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, no último dia 11 de outubro, quando 933 alunos foram beneficiados.

 

Ouvir, Ler e Aprender 18-10-25 Foto Igor Cotrim PMSBC

 

O objetivo da iniciativa da gestão do prefeito Marcelo Lima é garantir que os estudantes possam aprender melhor, desenvolver suas habilidades da melhor maneira possível e ter mais qualidade de vida. O chefe do Executivo esteve na EMEB para acompanhar a entrega, atendeu a pedidos de muitos alunos para tirar fotos, e com a cada uma, e também com pais e mães, pediu que de agora em diante as crianças usem e cuidem dos seus óculos.

Ouvir, Ler e Aprender 18-10-25 Foto Igor Cotrim PMSBC-56

 

“É a primeira vez que São Bernardo faz um programa desse porte na nossa rede municipal de ensino, com avaliações oftalmológicas e auditivas de todos os nossos alunos. Quem precisar de óculos receberá gratuitamente, e aqueles que precisarem de atendimento especializado, serão encaminhados para a rede de saúde. O programa seguirá em 2026 para que todos os estudantes da nossa rede sejam avaliados”, garantiu Lima.

 

Ouvir, Ler e Aprender 18-10-25 Foto Igor Cotrim PMSBC

Vale lembrar que os óculos que não foram retirados na ação deste sábado serão enviados a cada uma das escolas, para que sejam entregues aos pais ou responsáveis. Caso não sejam retirados, o prefeito orientou que a direção das unidades deve enviar recados, por meio das agendas, para cobrar o comparecimento. Se ainda assim alguém da família não aparecer, pediu que seja levado às residências.

*BENEFICIADOS -* Os alunos beneficiados nesta segunda etapa de entrega são de oito escolas da região do Grande Alvarenga: Professora Maria Rosa Barbosa, Karolina Zofia Lewamdowska, Senador Teotônio Vilela, Ari Lacerda Rodrigues, Arlindo Miguel Teixeira, Alfredo Scarpelli, Marcos Rogério da Rosa e Bosko Preradovic. Até 30 de setembro, mais de 9,2 mil estudantes passaram por avaliação, em 12 escolas.

*SURPREENDE -* Glesiane Souza, mãe da pequena Anelise, de 7 anos e que estuda no 4º ano da EMEB Maria Rosa Barbosa, disse que a filha “não via a hora” de chegar o dia em que receberia os óculos e elogiou o programa. “A ação da Prefeitura está maravilhosa e me surpreendeu muito, porque está contemplando todas as crianças que precisam de óculos, e muitas vezes as famílias não têm condições de fazer o exame e comprar. Só tenho a agradecer”.

Moradora do Jardim Cláudia, Kezia Talita Martins Lima destacou a importância do programa da no que se refere a atender à necessidade de crianças cujos pais não têm condição financeiras para comprar óculos para os filhos, cujos exames apontam que devem usar o equipamento. “Acho que isso é bem importante, porque essa iniciativa proporciona a oportunidade de as crianças que precisam, poderem óculos e enxergar melhor, o que vai ajudar na qualidade de vida e nos estudos”.

Para a secretária adjunta de Educação, Jussara Bezerra, que acompanhou a entrega, o sábado marca um passo importante para o Programa Ver, Ouvir e Aprender. “São mais de 2 mil estudantes que ganharam a oportunidade de enxergar melhor o mundo e, com isso, aprender com mais qualidade. O projeto também contempla a realização de exames de audiometria, possibilitando que nossos alunos possam aprender de forma plena. Esse olhar global para o ser humano, que considera suas diferentes necessidades e potencialidades, é fundamental para promover aprendizagens mais significativas e o pleno desenvolvimento de cada estudante”, concluiu.

50 MIL ATENDIMENTOS – Ao longo do programa, que segue até o fim do ano e em 2026, cerca de 50 mil estudantes serão atendidos. As consultas e testes são realizados nas escolas, por meio de salas especialmente preparadas, e também pela carreta do programa, que conta com dois consultórios. O Ouvir, Ler e Aprender foi lançado em agosto e potencializa o Programa Saúde na Escola, que já realiza, durante todo o ano, avaliação nutricional e de saúde bucal, ações de escovação e avaliação e atualização da caderneta de vacinação.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo