A Prefeitura de São Bernardo voltou a oferecer uma oportunidade para quem sonha em cursar o ensino superior gratuitamente. Além disso, o edital do vestibular 2026 do Programa Faculdade São Bernardo foi publicado na sexta-feira (17) no Diário Oficial, com inscrições abertas até as 23h59 do dia 19 de novembro, exclusivamente pela internet, por meio do link eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc.
O Programa Faculdade Municipal São Bernardo, em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, destina-se a pessoas de baixa renda que ainda não tenham concluído curso superior. Nesse sentido, serão oferecidas 50 vagas para cada um dos quatro cursos semipresenciais de tecnólogo: Gestão Ambiental, Gestão Pública, Marketing Digital e Gestão Financeira.
Futuro
“O sonho de cursar uma faculdade já é realidade para 200 pessoas que tinham esse desejo, mas não as condições financeiras para realizar esse sonho, que era do nosso governo também. Agora, o programa que criamos neste ano, pensando nestas pessoas, abre oportunidade para mais 200 alcançarem esse objetivo. Então, convido a todos que tenham esse sonho a fazer inscrição para o segundo vestibular da Faculdade São Bernardo, que já estão abertas. São quatro cursos totalmente gratuitos e que, tenho certeza, vão abrir muitas portas e oportunidades”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.
As provas estão previstas para o dia 7 de dezembro, com dois horários disponíveis – 10h e 14h – de acordo com a escolha do candidato no momento da inscrição. Ainda mais, o exame será presencial, no campus da Universidade São Judas Tadeu, localizado na avenida Pereira Barreto, 1.479, no bairro Baeta Neves. As aulas começarão em 23 de fevereiro, na sede da Faculdade Municipal, na rua Marechal Deodoro, 1.058, no centro, com aula inaugural de acolhimento.
Expectativas
O secretário executivo de Programas Governamentais da Prefeitura, Hiroyuki Minami, destacou que o segundo processo seletivo deve superar o número de inscritos na primeira edição. “Quando há sinergia de vontades, é possível tornar realidade sonhos que até então pareciam impossíveis de serem alcançados. Em São Bernardo já é possível estudar numa faculdade gratuita e aprimorar-se nos conhecimentos profissional e intelectual. É pura realidade, pois temos 200 cursando o primeiro semestre, e que estão levando e mostrando a outras pessoas que a oportunidade está aqui”, ressaltou Minami.
Critérios
O programa contará com critérios específicos para seleção, reforçando o caráter social da iniciativa. Entre os requisitos estão renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação em Ensino Superior. Contudo, em caso de desempate, serão considerados critérios como melhor nota na redação, menor renda per capita, número de integrantes do grupo familiar, ser mulher chefe de família, beneficiário de programas sociais, ter cursado Ensino Médio em escola pública ou unidade privada com bolsa integral, residir de aluguel ou fazer parte de programa habitacional, além de ser maior de idade.
Além disso, informações detalhadas sobre vagas, cursos e o processo seletivo podem ser consultadas no site educacao.saobernardo.sp.gov.br/faculdade-municipal-sbc.html.