O prefeito Taka Yamauchi – MDB, anunciou a implantação da nova Central de Monitoramento de Mobilidade, um projeto inédito que promete revolucionar a fiscalização e o controle do transporte público em Diadema. O espaço utiliza tecnologia de ponta para acompanhar, em tempo real, a operação dos ônibus municipais e reforçar a segurança de passageiros e operadores.
De acordo com Taka, o sistema permitirá uma gestão muito mais ágil e precisa da frota. “A nova Central de Monitoramento de Mobilidade usa tecnologia de ponta que permite acompanhar, em tempo real, a operação dos ônibus municipais. Equipados com monitores de 50”, os operadores poderão visualizar as câmeras dos coletivos e identificar rapidamente os atrasos, falhas no atendimento e até mesmo ocorrências de furtos e roubos”, explicou o prefeito.
Além disso, o monitoramento vai permitir autuar irregularidades com rapidez, garantindo mais fluidez ao trânsito. “Dessa forma, será possível autuar de forma ágil irregularidades, como veículos estacionados indevidamente nos pontos de ônibus, contribuindo para a fluidez do trânsito”, destacou.
Nesse sentido, o chefe do Executivo destacou que a iniciativa representa um avanço significativo na qualidade do transporte público. “O projeto é inédito e representa um avanço significativo na fiscalização e no controle do transporte público. Ao unir esforços para melhorar a qualidade do serviço oferecido, estamos focados em reduzir as queixas dos usuários e proporcionar uma experiência de viagem mais segura e eficiente, trazendo a tão desejada ‘onda verde’ que a gente quer”, afirmou.
Contudo, as melhorias não se restringem apenas ao sistema de monitoramento. A Secretaria de Mobilidade e Transportes passou a contar com sede própria, o que representa uma economia anual de R$ 432 mil em aluguel para os cofres públicos. “Com a mudança para um imóvel, próximo à antiga sede, a SMT promoverá uma gestão ainda mais eficaz e integrada”, explicou o prefeito.
Do mesmo modo, a nova estrutura foi planejada para otimizar o funcionamento da máquina pública. O imóvel passará a abrigar os três almoxarifados da Prefeitura: o da Educação, o da Saúde — que hoje ocupa parte do Paço II — e o Central, localizado na Vila Conceição.
MARCOS FIDELIS