Cardiologista Antonio Carlos Palandri Chagas anuncia candidatura à reitoria da FMABC com proposta de inovação e valorização
Filho do ABC e ex-aluno da instituição, médico promete ampliar parcerias, modernizar o ensino e fortalecer o protagonismo dos professores
O cardiologista Antonio Carlos Palandri Chagas oficializou sua candidatura à reitoria do Centro Universitário da FMABC – Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. Ele encabeça a chapa 2 – Axuxê, de oposição à atual administração, tendo como candidato a vice o professor Miguel Antônio Moretti. A eleição está marcada para o dia 31 de outubro.
De acordo com Chagas, sua principal motivação é a de retribuir à instituição onde iniciou sua trajetória acadêmica e profissional. “A grande motivação para eu disputar a reitoria neste momento é, principalmente, o fato de eu ser filho do ABC e também filho da própria Faculdade de Medicina do ABC”, afirmou. Além disso, o médico destacou seu vínculo histórico com a região. “Nasci em São Caetano e, mesmo ao longo da minha trajetória profissional, jamais deixei de ter a minha carreira vinculada à região”, acrescentou.
Ainda mais, Chagas ressaltou que sua candidatura nasce do desejo de fortalecer o papel da FMABC como referência nacional em ensino e pesquisa. Em suas palavras, “chega um momento da vida em que, após uma trajetória completa — modéstia à parte, uma carreira vitoriosa —, a gente sente o desejo de retribuir”. Ele lembrou que é ex-aluno da quarta turma da Faculdade e destacou o crescimento da instituição, que hoje oferece doze cursos na área da saúde.
Contudo, o cardiologista acredita que é hora de renovar e modernizar o ensino. “A medicina está passando por uma profunda transformação. Houve um avanço extraordinário na ciência médica, e as novas tecnologias, como a inteligência artificial, estão revolucionando o diagnóstico, o tratamento e a pesquisa”, pontuou. Nesse sentido, defende que tais inovações sejam incorporadas ao currículo das ciências da saúde, de forma multiprofissional e integrada.
Do mesmo modo, Chagas enfatizou a importância de valorizar professores e funcionários. “Queremos ampliar a participação efetiva dos docentes dentro do Centro Universitário, criando condições para que desenvolvam pesquisa, inovação e projetos, num ambiente saudável e motivador. O mesmo vale para os nossos funcionários — desde a portaria até a administração”, disse.
Além disso, o candidato destacou o papel das parcerias institucionais como ferramenta de crescimento. “Recentemente, estive na Universidade Europeia, em Madri, e fiquei impressionado com o campus e o investimento em tecnologia. Lá, o avanço se deve a parcerias estratégicas com empresas como a Amazon e a Microsoft. Isso mostra que, mesmo com recursos limitados, é possível crescer por meio de boas parcerias”, exemplificou.
“Quero oferecer aos nossos alunos oportunidades reais de contato com universidades de excelência. É um plano ambicioso, mas, se não pensarmos grande, continuaremos no mesmo lugar”, afirmou.
MARCOS FIDELIS