O vereador Gilberto Costa – PP, apresentou uma indicação à Prefeitura de São Caetano solicitando que a SEAIS – Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social amplie a autonomia das assistentes sociais durante as visitas domiciliares realizadas para validar a concessão de cestas básicas. A proposta busca tornar o atendimento mais eficiente e próximo das reais necessidades das famílias do município.
De acordo com o parlamentar, a medida garante mais liberdade de análise e decisão aos profissionais que atuam na linha de frente das políticas sociais. “Essa flexibilidade fortalece a promoção da cidadania e contribui para a redução das desigualdades sociais”, destacou Gilberto.
Ainda mais, a justificativa apresentada ressalta que as condições das famílias atendidas pela rede pública mudam com frequência, exigindo dos assistentes sociais sensibilidade e capacidade de adaptação. “Ao considerar não apenas os critérios formais, mas também a realidade concreta e dinâmica das famílias, garante-se um atendimento mais humanizado, eficiente e justo”, afirmou o vereador, reforçando a importância do olhar técnico aliado à empatia e à escuta ativa.
Nesse sentido, a proposta não apenas fortalece o papel dos profissionais, como também qualifica o serviço público oferecido pela Seais. Do mesmo modo, Gilberto Costa argumenta que o aumento da autonomia trará mais eficiência administrativa, reduzindo a burocracia e aprimorando a resposta do poder público diante das demandas sociais.
“Investir na autonomia profissional das assistentes sociais é investir na qualidade do atendimento, na justiça social e na construção de políticas públicas mais sensíveis às complexas realidades vividas diariamente pelas famílias em situação de vulnerabilidade”, concluiu.