A cidade de São Caetano realiza amanhã a Caminhada Outubro Rosa, uma ação voltada à conscientização sobre o câncer de mama e à promoção da saúde feminina. Além disso, o evento também integra atividades de solidariedade, estimulando a doação de alimentos.
A concentração será no Estacionamento do ParkShopping São Caetano (Alameda Terracota, 545 – Cerâmica), a partir das 8h, com saída prevista para 9h30. Os participantes são incentivados a levar 2 kg de alimento não perecível, que poderão ser trocados por uma camiseta exclusiva, sujeita à disponibilidade. Ainda mais, a iniciativa é promovida pelo Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura de São Caetano, com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do próprio ParkShopping.
“Neste mês estamos celebrando o acolhimento, o cuidado e o amor às mulheres com uma programação muito especial. E claro que profissionais de Saúde, que se dedicam a cuidar da nossa população, não poderiam ficar de fora”, afirmou Tite Campanella, prefeito de São Caetano, ao convidar a população para a caminhada.
Programação
Além disso, a Prefeitura preparou uma programação ampla durante todo o mês de outubro, visando conscientizar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde oferece mamografias sem agendamento, realizadas de segunda a sexta-feira, até 31 de outubro (exceto nos dias 27 e 28), no Complexo Hospitalar de Clínicas (Rua São Paulo, 1840, Bairro Olímpico), das 7h às 18h.
Os exames são destinados a moradoras de São Caetano a partir de 40 anos, que não tenham feito a mamografia nos últimos 12 meses e possuam cadastro atualizado na Secretaria de Saúde. Em outras palavras, trata-se de um exame rápido, indolor, com laudo disponível em até cinco dias úteis.
Proteção
Contudo, o Outubro Rosa no município vai além da prevenção médica. Na noite de terça-feira (14/10), o Teatro Santos Dumont sediou o encontro “Falando Sério… Quando a 1ª Voz se Levanta, Nenhuma Mulher Fica Sozinha”, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade. Além disso, o evento reuniu 300 mulheres em um bate-papo sobre violência contra a mulher.
Mediado por Renata Galati, primeira-dama e presidente do Fundo Social, o encontro contou com a participação de especialistas, incluindo a delegada Luciara da Conceição, a advogada Dra. Claudia Oliveira Guevara e a psicóloga Dra. Luciana Bachega. Do mesmo modo, o prefeito Tite Campanella fez a abertura e destacou a importância do tema: “Eventos como este são essenciais para quebrar o silêncio e fortalecer a rede de proteção. É uma pauta que exige diálogo constante e ações concretas do poder público e da sociedade”, afirmou.
MARCOS FIDELIS