CulturaHome

São Caetano celebra Semana da Autonomia com programação cultural de 16 a 23 de outubro

Para festejar os 77 anos do plebiscito que consolidou a emancipação político-administrativa de São Caetano do Sul, o Grupo dos Amigos do Movimento da Autonomia (GAMA) convida a população a participar da Semana da Autonomia, com extensa programação cultural, de 16 a 23 de outubro, livre para todas as idades.

 

Fachada teatro Santos Dumont. Foto Letícia Teixeira

 

A Semana terá início com a Caminhada da Autonomia nesta quinta-feira (16), às 20h, partindo da Av. Presidente Kennedy, 3.300. Na sexta (17), 14h, ocorre o Encontro dos Memorialistas do Grande ABC no auditório na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, campus Barcelona: Av. Goiás, 3.400. No sábado (18), a entrega da Medalha da Autonomia, às 10h, na Câmara Municipal: Av. Goiás, 600.

A programação segue no domingo (19), com a tradicional Missa da Autonomia, 10h, na Igreja Matriz Sagrada Família (Praça Cardeal ArcoVerde, 100). Dois eventos vão marcar a segunda-feira (20): o primeiro, às 6h30, o Tiro de Guerra fará a apresentação da pesquisa produzida pelos atiradores; às 19h30 haverá o Jantar Festivo do Rotary Club.

Na ocasião, haverá uma palestra sobre a importância feminina no cenário da independência e autonomia, com o professor Rodrigo Marzano Munari, do GAMA. O evento será no Colégio Eduardo Gomes: R. Major Carlo Del Prete, 1120. Atenção: para participar do Jantar Festivo do Rotary Club é preciso comprar convite no local. Todas as demais atividades que integram a Semana da Autonomia são gratuitas.

Um concerto especial da Big Band Salada Mista, organismo da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, sob a regência do maestro Ogair Junior, abrilhantará a noite de terça-feira (21), às 20h, com a apresentação do Hino da Autonomia. O evento será no teatro Santos Dumont: Av. Goiás, 1.111. No dia seguinte, quarta-feira (22), às 20h30, a Fundação das Artes apresentará espetáculo de dança na unidade Milton Andrade: R. Visconde de Inhaúma, 730.

Encerrando as atividades, na quinta-feira (23), às 19h30, ocorre a solenidade de entrega da premiação do Concurso Cultural sobre a Autonomia de São Caetano do Sul, promovido pela Secretaria de Educação, com os alunos da rede escolar. O evento será no teatro Santos Dumont.

 

GAMA

O Grupo dos Amigos do Movimento da Autonomia é inspirado no idealismo dos líderes autonomistas de São Caetano, responsável por coordenar as atividades da Semana da Autonomia, em cumprimento aos dispositivos da lei municipal 4.304/2005. A programação tem o apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio das secretarias de Cultura e de Educação, da USCS, Fundação Pró-Memória, Fundação das Artes, Tiro de Guerra 02-069, Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano do Sul, Craft Runners, Padaria Ben Hur, Padaria Jardim São Caetano, Tudo Blue e Portão 6 Park.

A autonomia político-administrativa de São Caetano do Sul foi conquistada em 1948, após um plebiscito popular realizado no dia 24 de outubro, que resultou na emancipação do município do então distrito de Santo André. O movimento autonomista foi liderado pela população local, impulsionada pela busca por melhores condições administrativas, de infraestrutura e de saúde. O então governador do estado, Adhemar de Barros, ratificou a decisão popular em 24 de dezembro de 1948, criando oficialmente o município de São Caetano do Sul por meio da Lei Estadual n. 233.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo