HomePolítica

Dra. Ana Veterinária propõe campanha “Adote um novo amigo velhinho”

A Câmara de Santo André analisa desde o mês passado projeto de lei de autoria da vereadora Dra. Ana Veterinária (PSD) que cria a campanha Adote um novo amigo velhinho.

A proposta garante prioridade no atendimento em equipamentos públicos veterinários do município a cães e gatos a partir de oito anos de vida que tenham sido adotados na Feira de Adoção do Hospital Público Veterinário, ou abrigados no canil da Gerência de Controle de Zoonoses. O texto também é válido para adoções feitas em novas feiras que venham a ser criadas pela prefeitura.

A vereadora destaca que dados divulgados pela imprensa revelam que o número de adoções de cães e gatos na região do ABC diminuiu 10% neste ano de 2025. Entre os fatores apontados está a questão financeira dos tutores. “Essa informação vai ao encontro da redação da minha proposta de lei, uma vez que a questão financeira, os custos de se ter um animal de estimação hoje em dia é um dos empecilhos para as adoções, e sabemos que animais idosos têm a tendência de maior dispêndio financeiro dos tutores”, explica a vereadora.

Ao dar prioridade a animais idosos em abrigos, a campanha contribui para reduzir o abandono e o sofrimento destes animais, que muitas vezes são deixados para trás quando atingem uma idade mais avançada devido, justamente, aos custos com os tratamentos. “Minha iniciativa visa promover o bem-estar destes animais, incentivando sua adoção e assegurando que recebam os cuidados veterinários adequados e de qualidade, em linha com os valores de compaixão e responsabilidade”, acrescenta Dra. Ana.

O texto do projeto de lei observa que não haverá custo adicional quanto à implantação do programa, uma vez que a cidade já oferece saúde animal gratuita no Hospital Público Veterinário. Observa ainda que o executivo é quem irá definir formas de comprovar que o animal foi adotado em condições do que trata a lei e sugere meios como registro digital das adoções, entrega do Termo de Adoção assinado por Autoridade Sanitária do município ou ainda microchipagem dos pets.

Por fim, o projeto de lei da parlamentar autoriza o município a realizar ações de divulgação da referida campanha, por meio de sites oficiais da municipalidade, redes sociais oficiais, veículos de imprensa e outras formas de comunicação, bem como a realização de ações de conscientização da população quanto à importância da adoção de animais idosos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo