A Polícia Federal, em parceria com a CGU – Controladoria-Geral da União, deflagrou nesta quinta-feira (9) uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um amplo esquema nacional de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. A ofensiva tem como foco desarticular organizações que inseriam dados falsos em sistemas oficiais para fraudar benefícios previdenciários.
Ao todo, 66 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, conforme determinação do STF – Supremo Tribunal Federal, em sete estados — São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia — além do Distrito Federal. Ainda mais, em território paulista, Santo André e São Caetano se destacaram entre as cidades atingidas pela operação, juntamente com São Paulo (Capital), Santana de Parnaíba, Barueri, Cotia, Osasco, Taubaté, Santos e Atibaia.
Segundo a Polícia Federal, a ação busca apurar crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio.
Além disso, os agentes investigam a possível participação de empresas e intermediários financeiros que atuavam na obtenção irregular de dados e autorizações para descontos sobre os benefícios previdenciários.