A Câmara Municipal de Mauá aprovou, em segunda discussão nesta terça-feira (7), o projeto de lei que institui o Dia dos Profissionais da Educação, a ser comemorado em 15 de outubro. A proposta, construída com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv), reconhece o papel de todos os trabalhadores das escolas municipais e, se sancionada, estenderá o ponto facultativo a toda a rede.
Para a presidenta do Sindserv, Professora Maralisa, a decisão representa um avanço importante na valorização e união da categoria.
“O Sindicato lutou para que o reconhecimento ao trabalho nas escolas se transformasse em lei. Com essa conquista, deixamos para trás a divisão entre segmentos: todos os profissionais que constroem a Educação pública de Mauá devem ser igualmente valorizados e reconhecidos”, afirmou.
Da tribuna, o presidente da Câmara Municipal de Mauá, vereador Júnior Getúlio, defendeu a aprovação do projeto. “Quero parabenizar a Mara, presidenta do Sindserv, e toda a direção pelo empenho para conquistar esse dia. Parabenizar também o pessoal da Secretaria de Educação, que foi parceiro na construção desse processo, e principalmente o prefeito Marcelo Oliveira, por ter esse olhar e pensar em todos os profissionais da Educação, que se dedicam tanto dentro da sala de aula e em todos os espaços da escola”, disse. “O prefeito prontamente acolheu, e hoje ela se torna realidade com o apoio de todos os vereadores que reconhecem a importância da Educação”, ressaltou.
O projeto aprovado segue agora para sanção do prefeito Marcelo Oliveira e posterior publicação no Diário Oficial do Município.
O Sindserv Mauá reafirma seu compromisso com a defesa de uma Educação pública, gratuita e de qualidade, e seguirá mobilizado pela valorização e reconhecimento de cada trabalhador e trabalhadora que atua nas escolas municipais.