O deputado estadual Átila Jacomussi – União Brasil, emitiu um alerta máximo para a população do ABC, após o registro de mortes e intoxicações graves causadas por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Além disso, ele destacou a necessidade de atenção especial de pais e responsáveis.
“Todos nós estamos muito assustados, gente, e o que vou dizer agora é muito sério. Todos estão acompanhando os casos de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Mortes já aconteceram, inclusive, com casos graves. Os pais precisam chamar a atenção dos filhos e aconselhá-los, principalmente, pois sabemos que a juventude nos traz muita energia. Ainda assim, é fundamental ter cuidado e cautela em tudo que fazemos na vida”, afirmou Jacomussi.
CUIDADOS
Segundo ele, a recomendação para jovens e adultos é clara: evitar bebidas destiladas, como vodka e gin, até que as investigações sejam concluídas. Além disso, o deputado reforça que o diálogo familiar é essencial. “Nas baladas, todos têm direito de se divertir, mas a saúde deve vir sempre em primeiro lugar. Não aceitem bebidas de copos de colegas, prestem atenção em onde compram essas bebidas e evitem riscos desnecessários”, disse.
INVESTIGAÇÃO
O alerta ganhou reforço das autoridades policiais. O Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo confirmou que o metanol encontrado em garrafas de destilados foi adicionado intencionalmente. “Pode-se afirmar, até o momento, e de acordo com as concentrações encontradas em dois lotes, que o metanol foi adicionado, não sendo, portanto, produto de destilação natural”, informou a polícia em nota oficial.
Os exames periciais descartaram contaminação natural e identificaram concentrações elevadas da substância em dois lotes de produtos. Nesse sentido, as autoridades pedem atenção redobrada aos consumidores e reforçam que a diversão não pode custar vidas.
MARCOS FIDELIS