
A Comissão Especial da Câmara Municipal que acompanha os casos de intoxicação por metanol em São Bernardo do realizou, na manhã desta segunda-feira (6), uma reunião com o presidente do SEHAL – Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC, Roberto Moreira. Além disso, o encontro teve como objetivo discutir medidas de prevenção e reforçar o papel educativo do setor na orientação aos comerciantes e donos de bares e restaurantes.
Durante a reunião, os vereadores do colegiado aproveitaram a presença do dirigente sindical para esclarecer dúvidas e apresentar sugestões. Roberto Moreira destacou que a adulteração de bebidas é um problema grave e antigo no país. “A garrafa de bebida destilada, o correto é recolher e triturar essa garrafa. O recolhimento dessas embalagens pode ajudar a reduzir a adulteração dentro do município”, explicou.
Ainda mais, ele ressaltou que o processo de fiscalização no Brasil apresenta falhas significativas. “O governo fiscaliza a galonagem e não a qualidade. Aquele selo em cima da bebida, infelizmente, pode ser falsificado, assim como ocorre com cigarros e outros produtos”, alertou. Em outras palavras, a dificuldade de rastrear a origem das bebidas tem contribuído para a expansão do mercado ilegal.
MARCOS FIDELIS