Parque Linear dos Ipês, em São Bernardo, recebe ação de plantio de 100 novas mudas de árvores
Alunos da EMEB Ari Lacerda Rodrigues, na região do bairro dos Casa, participaram da ação e plantaram espécies nativas, como Ipês amarelo, roxo e branco, além do Manacá da Serra
Para celebrar a chegada da primavera, a Prefeitura de São Bernardo levou alunos da EMEB Ari Lacerda Rodrigues ao Parque Linear dos Ipês – denominado Rafael de Lima Fernandes -, no Jardim Ipê, para uma ação efetiva de educação ambiental, estimulando práticas sustentáveis aos estudantes. Os pequenos fizeram o plantio de 100 novas mudas de árvores pelo complexo, com a colocação de espécies nativas, como Ipês amarelo, roxo e branco, além de Manacá da Serra.
O grupo de estudantes da EMEB, localizada no bairro dos Casa, ajudou também no plantio de outras 100 mudas de flores da espécie Sunpatiens, nos canteiros do parque. A medida integra o Programa Cidade Linda de Viver, implantado desde o início deste ano, com a proposta de melhorar a zeladoria de espaços públicos. “O ‘Cidade Linda de Viver’ tem voltado sua atenção à zeladoria de espaços públicos do município. Hoje, o plantio destas mudas visa estimular o contato das crianças com a natureza, bem como promover o bem-estar físico e mental delas, além de gerar um aprendizado e consciência ambiental”, destacou a prefeita Jessica Cormick que acompanhou as crianças na intervenção.
Sob a coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos, o plantio amplia as ações da pasta na arborização urbana da cidade. “Trouxemos as crianças hoje aqui porque nosso foco é formar cidadãos mais responsáveis e conectados com o mundo à sua volta. O ato de plantar é um compromisso com o futuro, pois uma árvore leva anos para amadurecer, sendo um legado que passará de geração em geração”, acrescentou Fernando Longo, secretário municipal de Serviços Urbanos.
DIVERSÃO GARANTIDA – Os olhinhos atentos dos pequenos não escondiam a expectativa em plantar uma muda de árvore ao lado da prefeita Jessica Cormick. O pequeno Cristian Santana, do 1º ano, estava animado com a medida. “Eu gosto da primavera. Estou achando legal plantar uma árvore e voltar daqui uns anos e ver ela maior.”
A pequena Julia Gomes Fernandes, também do 1º ano, disse que o que mais gosta da primavera são as rosas. “Porque elas são bonitas”, afirmou. Consciente, a estudante deu o recado sobre a importância de cuidar da natureza. “A gente tem que cuidar do meio ambiente muito bem, porque senão o mundo vai ficar feio, sem cor e a gente não vai ter sombra para se proteger do sol.”
RESPONSABILIDADE SOCIAL – A educação ambiental visa conscientizar indivíduos e comunidades sobre a importância da preservação do meio ambiente, promovendo práticas sustentáveis em relação aos recursos naturais. Por meio de atividades educativas, campanhas e projetos, a educação ambiental incentiva o conhecimento sobre ecossistemas, biodiversidade, reciclagem, consumo consciente e outros temas ambientais.
“A importância de se trabalhar temas de meio ambiente com a criançada é que elas cresçam pensando no futuro deles, de uma forma lúdica. Buscamos conscientizá-los porque eles são ‘esponjinhas’ em tudo, absorvem e repassam para os pais, irmãos, vizinhos e com os amigos, e isto acaba virando um hábito”, salientou Mirian Patrício da Silva, gestora da educação ambiental da SBS Soluções, que realizou atividades sobre coleta seletiva com as crianças no parque.
PARQUE LINEAR – Inaugurado em junho de 2020, a área conta com 48 mil metros quadrados, sendo o segundo maior parque de São Bernardo e conta com quatro playgrounds, duas academias ao ar livre, duas praças públicas, uma quadra de vôlei de areia, pista de caminhada, pista de skate, mirante, além de uma base 24h da GCM (Guarda Civil Municipal) e um centro comercial, com seis boxes.
Anteriormente, era uma área de moradias irregulares. A implantação do parque integrou projeto de urbanização e remanejamento de moradias em área de proteção ambiental da região do Grande Alvarenga. Desde 2017, foram colocados 27 mil mudas de plantas nativas da Mata Atlântica no parque.