ArtigoHome

Outubro Rosa é o laço que nos une

Priscila Cardoso
A Fundação Laço Rosa vai disponibilizar 3 mil mamografias gratuitas durante a campanha do Outubro Rosa de 2025. A iniciativa, que tem como tema “O Laço que nos une é o autocuidado” e será realizada no Rio e outras cidades do país, para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
O “Outubro Rosa” não tem um único dia mundial, mas sim um movimento de conscientização que ocorre durante todo o mês de outubro, com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Surgiu nos anos 1990, nos Estados Unidos, e hoje é uma campanha mundial de mobilização pela saúde da mulher. Dentro do mês, o dia

19 de outubro

é reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama.

No Brasil, campanhas como a da Fundação Laço Rosa são essenciais para reduzir desigualdades, já que muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades de acesso a exames básicos. Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da faixa etária para a realização de mamografias no SUS – agora a partir dos 40 anos – também contribui para a detecção precoce.
Além das mamografias gratuitas, a campanha contará com ações educativas, de mobilização nas redes sociais, palestras e atividades de mobilização social, com foco no empoderamento feminino e no acesso à informação de qualidade. Ao unir o atendimento médico gratuito com ações educativas e de acolhimento, a organização mostra que a luta contra a doença vai além da prevenção: envolve também acolher mulheres em tratamento, apoiar famílias e quebrar estigmas ligados ao câncer.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo