Uncategorized

Programa Visão de Futuro testa saúde ocular de 2,5 mil estudantes do 1º ano da rede municipal de Diadema

Se detectada necessidade, crianças receberão óculos gratuitamente graças a uma parceria com o Rotary Club Floreat, que fará as doações

Detectar e corrigir prematuramente, logo no primeiro ano do Ensino Fundamental, possíveis problemas na visão. Esse é o objetivo do programa Visão de Futuro, da Prefeitura de Diadema, que vai beneficiar cerca de 2,5 mil crianças de 19 escolas da rede pública municipal. A iniciativa prevê, também, a entrega gratuita de óculos aos alunos que tiverem essa necessidade, por meio de uma parceria com o Rotary Club Floreat, de Diadema.

foto reprodução

A primeira etapa do programa são testes de acuidade visual nas escolas pela equipe da Secretaria de Educação – capacitada por especialista do Quarteirão da Saúde -, que tiveram início em 24 de setembro e seguem até o final do mês. Essa triagem inicial vai permitir avaliar quais crianças precisam passar por oftalmologistas durante um mutirão a ser realizado no Quarteirão da Saúde, no dia 11/10. Nesse dia, caso a criança tenha a necessidade, já vai sair do Quarteirão com a receita para os óculos, que serão entregues pelo Rotary.

foto reprodução

No dia 29 de setembro, os alunos dos primeiros anos da Emeb Olga Benario Prestes, no Jardim Diadema, passaram pelo teste de acuidade visual. Melissa Barcellos Ramos Gouveia, de 6 anos, disse que não teve dificuldade para ver as letras durante o teste. “Mas eu não estava com medo de ter de usar óculos. Minha mãe ficou feliz quando soube que ia ter esse exame porque ela ia saber se eu precisava ou não.”

 

A professora de Noelma Santos Sousa, afirma que garantir que as crianças não tenham dificuldade visual contribui para o desempenho escolar da turma. “Aqui é o início de tudo, se a criança não consegue enxergar, automaticamente vai ter dificuldade na escrita e na oralidade. E oferecer esses óculos gratuitamente aqui na comunidade é perfeito já que algumas famílias não têm condição de adquirir”, afirma.

Solange Alves de Melo, responsável pelo Ensino Fundamental na Secretaria de Educação, reforça que dificuldades visuais podem comprometer diretamente a aprendizagem da leitura e da escrita, o que é particularmente importante nos primeiros anos, quando as crianças estão em processo de alfabetização. “Quanto antes o déficit visual é detectado, maiores as chances de correção ou tratamento eficaz, evitando agravamento ou dificuldades permanentes. Isso é fundamental para o processo de alfabetização, pois dificuldades não tratadas podem gerar baixo desempenho, desmotivação e até evasão escolar.”

Para o secretário de Educação, Felipe Sigollo, o Visão de Futuro faz parte de um conjunto de medidas que têm levado a Educação do município a outro patamar em termos de qualidade. “Nosso trabalho é para que a educação ofertada na cidade volte a ser referência na região. Nesse sentido, entre muitas outras ações, vamos acabar com a fila da creche por meio do programa Creche 100%, instalar laboratórios de informática e robótica nas escolas da rede, e temos o programa Escola Bonita, que vai qualificar nossos espaços escolares.”

O dia do mutirão com os especialistas do Quarteirão da Saúde, 11/10, também vai ser de muita festa, já que será disponibilizado aos alunos, pelo Rotary e outros parceiros, pipoca, algodão doce e muita diversão. A ideia é tornar o dia do teste, que antecede o Dia das Crianças (12/10), mais leve para as crianças e famílias.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo