A Prefeitura de Mauá, em parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, promoveu entre os dias 17 e 29 de setembro nove oficinas “Vivências de Primavera” nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A ação reuniu cerca de 200 participantes.
A iniciativa buscou celebrar a estação mais florida do ano e fortalecer o vínculo da comunidade com a natureza, por meio do cultivo de espécies típicas e de orientações práticas sobre preparo de canteiros, plantio, manejo do solo e colheita. Além de estimular a conscientização ambiental, as oficinas também contribuíram para a promoção da qualidade de vida.
As atividades foram conduzidas pelos educadores ambientais voluntários Alice Diniz, Harry Léo Wysocki Junior, Camila Negri e Rosemeri Aparecida Passos, com apoio da gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura, Marigot Negri, e da coordenadora da Assistência Social, Monica Célia.
Outro resultado importante foi a mobilização de voluntários e lideranças comunitárias, além da identificação de locais com potencial para receber futuras Hortas Comunitárias – projeto que deve ser ampliado a partir de 2026.
“As oficinas mostraram o quanto a relação com a terra pode transformar realidades. Quando a comunidade se envolve em ações de cultivo, não apenas embeleza os espaços, mas também fortalece laços, cria oportunidades de aprendizado e promove saúde e bem-estar”, destacou Marigot.
A secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, também participou da a ação e ressalta o papel dos CRAS como espaços de acolhimento e transformação social: “Essas vivências aproximam as famílias da natureza, criam momentos de integração e fortalecem o senso de pertencimento da comunidade. É uma forma de cuidar das pessoas por meio da valorização do território e da vida em coletivo”, afirmou.