CidadesHome

Feira do Emprego Inclusiva de São Bernardo registra 492 cadastros de pessoas com deficiência em busca de vaga

Evento realizado no Centro de Inovação e Tecnologia, no Baeta Neves, ofertou série de vagas de trabalho, de 18 empresas dos mais variados segmentos

O movimento no Ceitec (Centro de Inovação e Tecnologia) de São Bernardo, no bairro Baeta Neves, foi intenso entre 8h30 e 14h nesta sexta-feira (26/09), período no qual a Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Trabalho e Juventude realizou a Feira de Emprego Inclusiva. O evento organizado para oferecer vagas de emprego, exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), registrou 492 interessados em conseguir um dos mais de 1.000 postos de trabalho, ofertados por 18 empresas dos mais variados segmentos.

O sucesso do evento ficou evidente ao longo de mais de cinco horas em que as pessoas circularam pelos estandes das empresas, alguns dos quais com intérpretes de Libras próprios – havia também da Prefeitura para saber quais vagas ofereciam. Isso porque, pessoas que buscavam emprego, e também acompanhantes, pediram que a administração faça outras ações do tipo, porque facilita o acesso às oportunidades e o contato com as empresas. O evento soma-se à política permanente de empregabilidade do município, que mantém a CTR (Central de Trabalho e Renda) em funcionamento contínuo.

A prefeita Jessica Cormick esteve na Ceitec na parte da manhã, visitou os estandes das empresas que fizeram a parceria com a Prefeitura para oferecer oportunidades de emprego ao público PCD, conversou com representantes das companhias e interessados nas vagas. Lembrou que o evento foi pensado e preparado exclusivamente para valorizar esse público e “garantir a elas oportunidades reais no mercado de trabalho”.

“Nosso governo tem como prioridade abrir caminhos para que todos os cidadãos tenham oportunidades reais de crescimento. É um compromisso com a dignidade, a autonomia e o reconhecimento da capacidade de cada cidadão. A Feira de Emprego Inclusiva reforça que São Bernardo é uma cidade que acolhe, valoriza e promove a diversidade no mercado de trabalho. Toda a estrutura desta feira foi preparada para receber com igualdade cada candidato: temos atendimento em Libras, adaptação para cadeirantes e profissionais de Recursos Humanos prontos para orientar os participantes”, pontuou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, avaliou que a Feira de Emprego Inclusiva é um marco da Pasta e do governo, na medida em que aproxima pessoas com deficiência de empresas que têm vagas de emprego destinadas a esse público. “É motivo de extrema importância, para nós, realizar um evento tão grande como esse. Destaco, ainda, a qualidade das empresas que estão hoje aqui, como DHL, Patriani, Carrefour, e até de São Paulo, que vieram oferecer vagas para pessoas do Grande ABC, em busca de trabalho”, frisou Demarchi, que programa para dezembro outro Feirão do Emprego em São Bernardo, que também terá vagas para PCDs.

NOVAS EDIÇÕES – Assistente social em duas Residências Inclusivas, serviço de acolhimento institucional para jovens e adultos com deficiência (aos cuidados da Associação Brasileira de Ação Social – ABASC), Antônio Júnior Bezerra elogiou a iniciativa da Prefeitura de São Bernardo e avaliou que seria importante novas edições. Atualmente, a instituição é responsável por quatro unidades, e desde fevereiro de 2024 o profissional atua nas duas unidades, localizadas nas ruas Caçapava e Bom Jardim, no bairro Baeta Neves.

Ele esteve na manhã desta sexta-feira no Ceitec para acompanhar Alexsander Santos Garuti, Vagner Martins Herculano e Renan Gomes do Nascimento, jovens que estão em busca de emprego e se inscreveram para vagas de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de limpeza, auxiliar de cafeteria e auxiliar de estoque. Ele disse que a expectativa é que os residentes consigam ser selecionados para as funções às quais se candidataram.

“Minha avaliação sobre a ação de hoje (sexta-feira) é bastante positiva, pois considero a Feira de Emprego Inclusiva uma excelente oportunidade para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Esse tipo de ação contribui para a democratização das vagas e possibilita que os candidatos tenham contato direto com diferentes oportunidades de emprego”, afirmou Bezerra.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo