Um sucesso que movimentou a cidade e contou com a participação de cerca de 30 mil pessoas, que em quase 40 horas de atividades participaram de mais de 50 atividades de 30 modalidades diferentes. Essa foi a Virada Esportiva de São Bernardo, que encerrou na noite deste domingo a sua primeira edição. Em evento no Parque da Juventude, a prefeita Jéssica Cormick agradeceu a todos os participantes e todos os funcionários que fizeram o evento acontecer.
“Meu muito obrigada a cada um de vocês. A Secretaria de Esportes e Lazer é uma das mais importantes porque o esporte transforma a vida das pessoas, tira crianças e jovens da criminalidade, e vocês fizeram muito com nada, sem recursos adicionais, se dedicaram e por isso quero agradecer a todos”, afirmou Jéssica, ao lado do secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva. “Também quero agradecer à prefeita pelo apoio, nós vamos entrar para a história como a gestão que criou a Virada Esportiva de São Bernardo”, declarou o secretário.
CORRIDAS – Se no sábado (27/9) a abertura da extensa programação da Virada Esportiva foi o Treino Aberto de Corrida, realizado entre 6h e 10h no Centro de Treinamento de Atletismo (Arena Olímpica), as atividades deste domingo (29/9) também começaram com prova de atletismo. A largada da prova coube à prefeita Jessica Cormick, acompanhada do secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva. Os dois, inclusive, fizeram uma prova de curta distância logo após a saída do pelotão.
Iniciada por volta das 7h, a Corrida de Rua Circuito São Bernardo ocupou duas faixas em trecho do Corredor Leste-Oeste e reuniu em torno de 1.200 pessoas, que percorreram seis quilômetros (três em cada sentido). Para não prejudicar o trânsito, apenas uma faixa em cada sentido foi interditada.
‘Filha’ de São Bernardo e morando em Campinas desde 2007, para onde a família se mudou por causa do trabalho do pai, Jéssica Dias Pereira ainda tem muitos parentes no município e costuma visitá-los. Desta vez, no entanto, o que a trouxe à cidade foi justamente a Virada Esportiva e a oportunidade de participar da corrida no Corredor Leste-Oeste, pois a modalidade é a sua preferida. E não estava sozinha: conseguiu arrastar duas primas e dois primos, um dos quais estreante nas ‘pistas’.
“São Bernardo é uma cidade que gosto muito, minha cidade natal, meu berço. Hoje vim aqui na corrida prestigiar, participar e trouxe algumas pessoas da família também. Quando fiquei sabendo que teria, já decidi que estaria aqui para participar e aproveitar para ver meus parentes, que são muitos na cidade”, contou. “Participo de várias corridas e aqui a estrutura está sensacional, muito legal. Bem equipada. A Prefeitura está de parabéns pela Virada”, disse a xará da prefeita, que antes de se mudar para Campinas morava no Jardim Las Vegas.
CORRIDA INFANTIL – Outro ponto que recebeu atividades da Virada Esportiva foi a Rua Barão de Mauá, na Chácara Inglesa, que aos domingos é fechada para o programa da Prefeitura Rua de Lazer, que também ocorre em outros bairros. Ali, foi organizada a Corrida Infantil, que reuniu em torno de 50 crianças, algumas bem pequenas e que foram acompanhadas por mães ou pais ao longo do percurso de ida e volta. Outra atividade que se juntou à Virada Esportiva na mesma rua foi uma corrida beneficente organizada por unidade de uma empresa multinacional instalada na cidade, que já está na sua sexta edição.
Nascido e morador de São Bernardo, Paulo Comelli é funcionário da companhia e um dos responsáveis pela organização da corrida, que, segundo ele, nasceu no município e posteriormente foi ‘abraçada’ por unidades da empresa em outras quatro cidades do Brasil e em mais 10 países, como Argentina, Malásia, Índia, China, Japão, Estados Unidos e México. Aliás, ele disse que todas realizam a prova nos mesmos dias e hora, sempre voltadas à arrecadação de alimentos, doados a comunidades carentes.
“Aqui em São Bernardo foram duas toneladas e meia de alimentos, com os quais conseguimos montar 1.700 kits, entregues a moradores de seis comunidades da cidade. O nosso modelo de corrida funciona da seguinte forma: a empresa fornece os kits, com as camisetas, sacolinha e medalhas para premiação, e em troca a gente arrecada dois quilos de alimento de cada participante. Dessa maneira, as pessoas fazem atividade física, cuidam da saúde e ajudam quem precisa”, explicou Paulo.
PROGRAMAÇÃO EXTENSA – A programação de domingo contou com os Corujões do Esporte no Parque da Juventude e no Galpão DAJUV, que receberam atividades das 21h de sábado até 9h de domingo, além de handebol, atletismo, futebol, futebol para cegos, karatê, fit dance, zumba, funcional, step, alongamento, yoga e muito mais. “Para o ano que vem, queremos fazer um evento ainda maior, com investimento financeiro, chamando a iniciativa privada para participar. Mas já podemos considerar a Virada Esportiva um sucesso”, finalizou o secretário de Esportes e Lazer, Fran Silva.