Banner de Aniversário da Câmara Municipal de Santo André
EsportesHome

Com trabalho de base, atletas de São Bernardo conquistam medalhas com a Seleção Brasileira Infantil de Handebol, no Paraguai

Delegação contou com cinco nomes da cidade no masculino e uma no feminino, além da técnica; equipes alcançaram prata e bronze, respectivamente, no Sul-Centro Americano, disputado em setembro

São Bernardo tem dado sinais claros da retomada do DNA esportivo. Seis atletas das categorias de base do handebol da cidade – sendo cinco no masculino e uma no feminino -, além da própria técnica, foram convocados para a Seleção Brasileira Infantil que disputou o Centro-Sul Americano em Assunção, no Paraguai, entre os dias 16 e 20 de setembro. E o resultado foi significativo: a delegação conquistou uma medalha de prata no masculino e uma de bronze no feminino do torneio.

Entre os convocados pela Seleção Brasileira, São Bernardo contou com a representação de Arthur Coelho, Pedro Henrique Fraga, Pedro Rodrigues, Enzo Gasparotto e André Marson, no masculino, bem como Carolina França, no feminino.

A técnica Brisa Alves, não escondeu a satisfação em ver o sexteto de São Bernardo defendendo a equipe nacional. “Foi uma imensa satisfação fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira. Fico lisonjeada com essa experiência e agradeço muito aos meus colegas de trabalho de São Bernardo, que, juntos, atuam comigo arduamente em busca de uma base forte numa modalidade tão querida e de sucesso que é o nosso handebol em nossa cidade.”

Dentro de um período de 20 anos, a cidade foi considerada berço do handebol nacional, referência na modalidade e, nos últimos anos, se viu em um processo de transição. Desde o início de 2025, a gestão municipal tem investido novamente nas categorias de base. Os frutos são colhidos mediante trabalho da Secretaria de Espores e Lazer de São Bernardo. Dois desses atletas da cidade que defenderam as cores do Brasil na competição internacional foram convocados pela primeira vez.

Carolina França, a Carol, de 13 anos, destacou a mistura de sentimentos, entre a felicidade do momento e a responsabilidade que ganhou com a convocação. Para ela, todo suporte e aprendizado nas categorias de base do handebol do município foram essenciais para chegar à Seleção. “Foi uma experiência incrível e muito emocionante. Representar São Bernardo na Seleção Brasileira é uma grande honra e também uma responsabilidade. Como é a minha primeira convocação, eu me sinto muito feliz e motivada para aprender cada vez mais.”

Quem também estreou ao vestir a camisa verde e amarela foi André Marson. “Ter defendido a Seleção do meu País, representando São Bernardo, foi incrível. Disputar um campeonato internacional traz grande aprendizado que será compartilhado com toda a equipe daqui”, disse o garoto, de 13 anos.

REFERÊNCIA – O atleta André Marson, aliás, foi treinar na equipe de São Bernardo “por acaso”. A mãe levava o filho mais velho, João, aos treinos da categoria Mirim no Ginásio do Baetão, enquanto André apenas acompanhava as atividades. “Comecei a jogar com 10 anos. Ia assistir meu irmão treinando, e a Brisa, técnica, me convidou para treinar. Acabei gostando tanto que hoje estou aqui”, contou.

Carol, por sua vez, começou ainda mais cedo, no 2º ano do Ensino Fundamental. “Comecei disputando os jogos internos na minha escola e logo tive uma paixão imensa pelo esporte. A energia do jogo e a vontade de evoluir me conquistaram”, avaliou.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo