CidadesHomeSanto André

Santo André tem projeto de formação cidadã e resiliência comunitária aprovado pelo Fehidro

Iniciativa de educação ambiental vai atuar diretamente em oito bairros vulneráveis, fortalecendo a capacidade adaptativa das comunidades atendidas e a cultura de proteção dos recursos hídricos

A cidade de Santo André acaba de ter mais um projeto de educação ambiental aprovado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Intitulado de “Clima em Cena”, a iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foi criada para promover a formação cidadã e a resiliência comunitária em bairros considerados vulneráveis a inundações e movimentos de massa, além da sensibilização quanto à conservação dos recursos hídricos.

-| Fotos: Divulgação/Semasa

 

O trabalho “Clima em Cena: cartografando territórios e suas vozes para a formação cidadã, resiliência comunitária e proteção das águas em Santo André” foi idealizado pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, em parceria com o Departamento de Proteção e Defesa Civil e vai começar em 2026. No total, serão investidos R$ 1.833,972,61 pelo fundo estadual e como contrapartida do Semasa para promoção da iniciativa.

“A seleção do Fehidro demonstra, mais uma vez, o destaque de Santo André em educação ambiental. Este novo projeto reforça o compromisso da administração municipal com ações concretas de sustentabilidade e resiliência, que visam uma cidade cada vez mais preparada diante dos desafios relacionados à mudança do clima”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.

O Clima em Cena integra educação ambiental para redução de riscos e desastres e atuará diretamente em oito bairros da cidade que são considerados vulneráveis à inundações e movimentos de massa: Condomínio Maracanã, Jardim Santo André, VIla Suíça, Jardim Bom Pastor, Sítio Taquaral, Parque Andreense, Cidade São Jorge e Vila Guaraciaba.

Por meio de formações, mapeamentos participativos, produção de materiais educomunicativos e intervenções em escolas e comunidades, o Clima em Cena vai fortalecer a capacidade adaptativa da população e, ainda, sensibilizar as comunidades atendidas para a importância da segurança hídrica no contexto da emergência climática.

“O projeto Clima em Cena é fundamental para construirmos cidades mais resilientes. Ele nos permite conhecer melhor nosso território, entender a relação com as chuvas e, principalmente, capacitar a população para que todos se tornem agentes de mudança em um futuro mais sustentável”, comenta o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

A iniciativa conta ainda com apoio das secretarias de Educação, Manutenção e Serviços Urbanos, Saúde e da Diretoria Regional de Ensino, formando uma rede intersetorial que será fundamental para a implementação das ações previstas na iniciativa.

A gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa, Elaine Cristina Colin, explica que essa articulação é um pilar fundamental do Clima em Cena e reforça a abordagem integrada da iniciativa, incentivando a participação social e a construção coletiva de soluções ambientais. “Este é o segundo projeto do Semasa aprovado pelo Fehidro nos últimos dois anos, o que valida a qualidade técnica de nossos projetos e consolida o município como referência no desenvolvimento de projetos socioambientais inovadores e participativos que emergem da escuta do território”, diz.

O projeto está alinhado às diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental, além dos planos de manejo das unidades de conservação municipais (Parque Natural do Pedroso e Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba).

Além do Clima em Cena, está atualmente em desenvolvimento o projeto “Águas da Mata – conectando educomunicação e ciência cidadã na proteção das Unidades de Conservação Andreense”, também promovido por meio de recursos do fundo estadual.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo