Casa do Artesão de São Caetano marca presença no Revelando SP 2025

A Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes” vai representar São Caetano do Sul mais uma vez no Revelando SP, o maior festival de cultura tradicional e economia criativa do estado de São Paulo, que acontece entre os dias 25 e 28 de setembro no Parque do Trote (Av. Nadir Dias Figueiredo, s/n, Vila Guilherme), na zona norte paulistana; (este ano, os participantes contarão também com o espaço do MartCenter).
O festival tem início às 16h no dia 25 e às 10h nos dias 26, 27 e 28/9, com entrada gratuita e classificação etária livre para o público de todas as idades.
O Revelando SP 2025 é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da APAA, e correalização da Prefeitura de São Paulo. Já reuniu mais de 250 mil pessoas nas primeiras quatro edições de 2025, realizadas em Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente.
Atrações
Na capital, serão 191 participantes reunidos representando 108 municípios paulistas: 82 do artesanato, 58 da culinária tradicional e 51 das manifestações artísticas que valorizam o patrimônio imaterial paulista, com cortejo de bonecos gigantes (dia 27) e encontro de congadas e moçambiques (28/9).
A abertura, dia 25/9, terá o show do Trio Parada Dura, às 20h30, e o encerramento (28/9), será marcado pela apresentação do cantor e compositor Almir Sater, às 19h. E ainda: Adriana Farias, Guito Show, Barra da Saia, Siba + Orquestra de Frevo Capibaribe, e Encontro de Pavilhões com Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde e Unidos de Vila Maria.
Vitrine
No estande da Casa do Artesão, o visitante irá encontrar uma grande variedade de peças únicas, como cerâmica, macramê, porcelana, velas artesanais, telas, pintura em tecido, bordado, peças esculpidas, biojóias, arte em pedraria. Cada item exposto reflete a criatividade, o talento e a dedicação dos artistas de São Caetano:
“Participar do Revelando SP pelo segundo ano consecutivo é uma honra muito grande para nós, que representamos a Casa do Artesão e a nossa cidade. É uma vitrine do nosso trabalho, além de ser uma grande oportunidade de renda, já que os ganhos com as vendas dos produtos serão revertidos para os nossos profissionais, impulsionando a economia criativa”, declara Ana Paula Rocha, coordenadora da Casa do Artesão.
Casa do Artesão
Equipamento público municipal de referência no fomento à produção das artes feitas à mão, vinculado à Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul. Mais de 300 artesãos e artistas plásticos locais contam com um espaço atrativo e acolhedor, em 143 metros quadrados, para apresentar e vender suas criações.
A gestão financeira é da Manuartes, a Associação de Trabalhadores e Autônomos em Atividades Artesanais, Artes Manuais, Similares e Conexas de São Caetano do Sul. Cada membro arca com um custo mensal de 10 reais mais 12% sobre o valor das vendas, que é destinado às despesas para a manutenção do equipamento.
Serviço
Revelando SP 2025 – etapa São Paulo
Parque do Trote | Av. Nadir Dias Figueiredo, s/n, Vila Guilherme, São Paulo, SP
25/9, a partir das 16h, 26 a 28 de setembro, a partir das 10h
Entrada gratuita
Classificação etária livre
Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes”
Rua Pará, 88, Centro, São Caetano do Sul, SP
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h15 e, aos sábados, das 9h às 13h