Temporal causa apagão e transtornos no ABC
Mais de 300 mil clientes ficaram sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (22), além de quedas de forro, alagamentos e falhas em semáforos
A forte chuva acompanhada de rajadas de vento que atingiu a Região Metropolitana na manhã desta segunda-feira (22) provocou diversos transtornos no ABC. Além disso, o fornecimento de energia foi interrompido para cerca de 312 mil clientes por volta das 11h30, segundo dados da Enel Distribuição São Paulo.
Em São Bernardo, contudo, a situação foi a mais grave: mais da metade da cidade, equivalente a 187 mil imóveis, ficou sem luz. Já em Santo André, quase um terço da população, cerca de 107 mil clientes, foi impactado. Ainda assim, o problema também afetou Diadema, com 16 mil unidades consumidoras, enquanto Mauá e São Caetano registraram reflexos menores.
Em nota, a Enel explicou que a falha foi provocada por um desligamento na subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, às 10h50, o que teria afetado aproximadamente 900 mil clientes em toda a área de concessão. “As regiões mais afetadas foram os municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema, no ABC, e bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga”, destacou a concessionária responsável.
Ainda mais, os efeitos da tempestade não se limitaram à rede elétrica. Em São Caetano, por exemplo, parte do forro do supermercado Assaí Atacadista, localizado na Avenida Goiás, caiu durante a chuva. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram pedaços do telhado se desprendendo e a água invadindo o espaço. O Assaí informou, em nota, que a área foi imediatamente isolada e que as equipes de manutenção já trabalham nos reparos.
Do mesmo modo, as chuvas causaram alagamentos em várias cidades da região. Em São Caetano, a Prefeitura informou que cinco pontos ficaram submersos, principalmente próximos ao Córrego Ribeirão dos Couros.
“Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Mobilidade Urbana, do Smart Sanca, da GCM e do Saesa já estão nas ruas para trabalhar na redução dos transtornos”, comunicou em nota.
Em São Bernardo, porém, a mobilidade foi ainda mais prejudicada, já que cerca de 70% dos semáforos apresentaram falhas devido ao apagão. Segundo a Prefeitura, equipes de trânsito foram acionadas para orientar motoristas e reduzir os impactos no fluxo de veículos.
Apesar disso, a situação começou a ser gradualmente normalizada no início da tarde. Por volta das 12h, o número de clientes sem energia havia caído para 147 mil. Nesse sentido, em São Bernardo, o índice recuou para 18,5%, enquanto em Santo André o número caiu para 19,1% da população, com tendência de estabilização.
Ainda assim, a instabilidade elétrica ocorreu em meio a um dia de calor intenso e previsão de temporais em todas as cidades do ABC. Como medida preventiva, Santo André decidiu fechar todos os parques municipais.
O INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, por sua vez, havia emitido alerta de perigo para tempestades no ABC. O aviso, válido das 3h desta segunda (22) até as 3h de terça-feira (23), aponta riscos de ventos de até 100 km/h, queda de energia elétrica e novos alagamentos.