A Prefeitura de Diadema e a FMABC – Fundação de Medicina do ABC firmaram uma parceria que promete zerar a fila de cirurgias de catarata na cidade em menos de um ano. O acordo, assinado em 10 de setembro pelo prefeito Taka Yamauchi – MDB, e pelo reitor David Uip, prevê a realização de mil consultas e 150 cirurgias por mês para pacientes que aguardam o procedimento.
Além disso, a iniciativa busca enfrentar um problema que atinge cerca de 1.700 moradores atualmente na fila de espera. Segundo Taka, o compromisso representa um salto de qualidade na saúde pública do município. “Com isso, esperamos zerar a fila de espera em menos de um ano”, destacou o prefeito.
Ainda mais, a parceria inclui a realização de oito cirurgias de estrabismo por mês, feitas no Centro de Especialidades no Quarteirão da Saúde, com acompanhamento pós-operatório garantido. Nesse sentido, a gestão municipal acredita que a medida não apenas reduz demandas históricas, mas também devolve dignidade e esperança à população.
Contudo, o prefeito lembrou que o cenário encontrado no início da administração foi desafiador. “Ao longo destes nove meses de gestão, enfrentamos grandes desafios. Herdamos dívidas que ultrapassam R$ 2,5 bilhões, uma fila de 120 mil exames atrasados e espera de mais de 120 dias para uma consulta simples nas UBSs da cidade. É uma satisfação poder dizer que, atualmente, 70% dessa fila já foi colocada em ordem, há medicamentos nas unidades e restabelecemos as consultas para no máximo 45 dias”, explicou.
Do mesmo modo, Taka ressaltou que o convênio também cria um ambiente propício para a formação dos estudantes de Medicina da FMABC. Em outras palavras, os acadêmicos terão a oportunidade de vivenciar práticas reais, contribuindo diretamente com o bem-estar da comunidade diademense.
MARCOS FIDELIS