Como largamente anunciado, haverá uma grandiosa mudança no sistema tributário nacional, sobre a qual ainda pesam mais dúvidas do que certezas, mas a única convicção que se pode ter é que, com certeza, haverá aumento da carga tributária.
Pagar imposto é inevitável e obrigação legal, mas o planejamento tributário é igualmente legal e possível. Nesse sentido, ocorrerá uma mudança na forma de cobrança do ITCMD, imposto estadual devido no caso de doação ou inventário, que não somente dobrará no Estado de São Paulo a alíquota de 4% para 8%, mas que também poderá aumentar a base tributária pela avaliação a preço de mercado dos bens imóveis, o que, em muitos casos, pode fazer com que o imposto devido seja 10 ou mais vezes maior.
Desse modo, o planejamento sucessório e patrimonial, seja pela realização ou não da chamada “holding patrimonial”, vem sendo amplamente divulgado nas mídias sociais, de modo que é recomendável que você consulte um profissional especializado de sua confiança antes que a janela se feche no final de dezembro.
Independentemente do aumento do imposto, é sempre hora de organizar o seu patrimônio, buscar legalmente pagar menos impostos e planejar a sucessão.
Bons negócios!