CidadesHomeSanto André

Santo André tem trabalhos selecionados para XVI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

Evento será realizado em Recife entre os dias 4 e 7 de novembro

Em mais um destaque do potencial das iniciativas ambientais desenvolvidas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), Santo André teve três trabalhos técnicos selecionados para o XVI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (Congea), que ocorrerá em Recife (PE), no mês de novembro.

 

Santo André tem trabalhos selecionados para XVI Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental

O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento, contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além das apresentações das experiências selecionadas, de forma presencial e virtual. O objetivo é integrar profissionais, pesquisadores e estudantes para debater e construir soluções sustentáveis, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento de boas práticas.

Três projetos da autarquia foram selecionados, sendo dois do Departamento de Gestão Ambiental e um do Departamento de Resíduos Sólidos. Eles versam sobre as ações e os resultados do serviço de fiscalização de fumaça preta, por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar); sobre o trabalho de combate à poluição sonora; e sobre o programa Meu Condomínio Recicla, que fomenta a reciclagem e a separação correta dos resíduos nos edifícios residenciais andreenses.

O ProAr promove blitze educativas e fiscalizatórias em corredores de tráfego intenso do município para aferir a emissão de fumaça preta em veículos a diesel, multando os condutores irregulares e emitindo selos de aprovação para quem está em conformidade.

Já o trabalho de fiscalização de ruídos é uma das principais solicitações dos munícipes para o Semasa. Os agentes atuam em estabelecimentos comerciais, de serviços, obras e industriais, além de templos religiosos e escolas de samba, para coibir as infrações relacionadas à poluição sonora. As vistorias acontecem a partir de denúncias registradas pela população e também durante monitorias ou operações específicas, como a Operação Sono Tranquilo. As duas ações contribuem diretamente para a saúde e o bem-estar da população, reduzindo a poluição atmosférica e sonora.

Por sua vez, o Meu Condomínio Recicla incentiva a coleta seletiva em edifícios residenciais. Fiscais da autarquia orientam os moradores sobre a separação e o descarte correto dos resíduos e organizam a coleta, definindo local, data e horário para a remoção dos materiais. O aumento da adesão dos munícipes à coleta seletiva é fundamental para prolongar o tempo de vida útil do Aterro Sanitário Municipal, ampliar a geração de trabalho e renda nas cooperativas de reciclagem de Santo André e reduzir a emissão de gases de efeito estufa, em decorrência da decomposição da matéria orgânica dos resíduos.

Com a apresentação desses projetos, Santo André reforça seu compromisso em promover ações que unem educação e preservação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo