Ricardo Martins e Marcos Massolini
Luca Leopoldo Nieto, de 12 anos, morador do Bairro Barcelona, em São Caetano do Sul, se sagrou campeão paulista sub13 de 2025, na categoria superligeiro (-28kg). Uma conquista que carimba uma trajetória vitoriosa desde muito cedo.
Judoca desde os 5 anos, iniciou o esporte no Colégio Educandário em Santo André com o Sensei Lucas Lopes, que o descobriu e percebeu o grande potencial que ele já tinha desde pequeno para ser um grande atleta de sucesso no futuro. Desde então vem brilhando nos principais campeonatos do circuito, com muita dedicação e determinação: três vezes campeão inter-regional (2023,2024,2025); terceiro lugar no campeonato brasileiro – região Sul sub13 (2024) e três vezes premiado como atleta destaque do ABC na categoria superligeiro (2022, 2023 e 2024).
No ano passado, o atleta já tinha alcançado o terceiro lugar no campeonato paulista sub13 e agora em 2025, conquistou o mais alto pódio do campeonato em sua categoria, numa luta final emocionante ocorrida em Marília-SP.
Heloisa Pareja Massolini, sua mãe, sempre muito orgulhosa de seu rebento, o acompanha em todas. Foi assim em seu começo no ABC e continua semanalmente na Associação de Judô Chibana, na Vila Carrão, onde treina com afinco para manter sua alta performance de conquistas. Em outubro, mãe e filho seguem para o estado da Paraíba, onde acontecerá o campeonato brasileiro de judô. Nós, do ABC Repórter e São Caetano do Sul ficamos na torcida para que Luca Nieto volte do Nordeste com mais uma medalha em seu vitorioso currículo.
sempre gostou de esportes. Teve sua fase de skate, gosta de jogar como goleiro de futebol
Entre os campeões, pela Associação de Judô Chibana, Luca Nieto venceu no Superligeiro masculino (-28kg), Fhelipe Agena no Ligeiro masculino (-31kg), Mauricio Miyaki no Leve masculino (-38kg) e Danilo Santaniello no Médio masculino (-47kg).