Morre Jorge Salgado, presidente da APAE e ex-vereador de São Caetano
Líder público e defensor da inclusão deixa legado de dedicação e serviços prestados à cidade
Jorge Salgado, presidente da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e ex-vereador de São Caetano, faleceu nesta quarta-feira (17). A informação foi confirmada pelo filho dele, o vereador Caio Salgado, ainda sem detalhes sobre a causa da morte. O velório será realizado nesta quinta-feira (18), das 11h às 15h, na própria APAE.
Como presidente da APAE, Jorge Salgado dedicou sua vida à causa da inclusão e à defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Contudo, seu trabalho não se restringiu à associação, já que também atuou como vereador e ocupou diversos cargos no poder Executivo ao longo das últimas décadas. Ainda mais, recentemente exerceu a função de secretário de Segurança, reconhecido pela competência e comprometimento com a cidade.
No site da APAE, uma mensagem fixa homenageia sua trajetória: “Tudo é único: as histórias, os sorrisos, as condutas médicas, as didáticas de ensino, as formas de entender as necessidades, as demonstrações de carinho e o sentimento que nos move. Do mesmo modo, é único o nosso propósito de fazer o melhor para o próximo, com muito respeito, dedicação e responsabilidade. Sabemos que, entre todos os desafios, a nossa única certeza é de que as dificuldades sempre existirão, mas serão incapazes de nos intimidar ou esmorecer.”
O prefeito Tite Campanella também prestou homenagem nas redes sociais, destacando o legado de Jorge: “Lamentamos o falecimento do presidente da APAE e ex-vereador Jorge Salgado. Além disso, homem público combativo e dedicado, especialmente no segmento da inclusão, sempre defendeu os direitos da pessoa com deficiência de forma irrestrita. Ainda assim, exerceu diversas funções públicas no Executivo, imprimindo seu legado de trabalho incansável para a cidade e sua gente. Em nome da população de São Caetano, deixo um abraço caloroso e fraterno a toda família Salgado, especialmente ao seu filho e meu amigo Caio, pedindo a Deus que conforte o coração de seus entes e amigos.”
Matéria em atualização
MARCOS FIDELIS