ArtigoHome

Nulidade Absoluta

Querida leitora e estimado leitor, em breve a primavera chegará e nos alegrará com suas flores. Nesta semana a maioria dos brasileiros, independente do viés político e ideológico, recebe notícias sobre o julgamento do “golpe de 8 de janeiro”. Pelo andar da carruagem, admite-se que a sentença já tem uma minuta elaborada, porém, na manhã da quarta-feira o Juiz Luiz Fux, emitiu o seu parecer afirmando que deixava de votar, pois o processo em questão é digno de “NULIDADE ABSOLUTA’! Embora esse espaço seja reservado para partilhas litúrgicas, por dever de consciência, venho informar ao leitor o sentido da afirmação do douto juiz.

O que é nulidade absoluta no sacramento do Batismo por exemplo? Realizar o sacramento sem utilizar a água, matéria prima fundamental para o sacramento.

O que é nulidade absoluta no sacramento da Eucaristia? Ausência do presidente da mesma devidamente ordenado e a matéria da Eucaristia, o pão e o vinho e a oração prevista no ato da consagração. Nulidade absoluta no sacramento do matrimônio, são vários fatores, sejam de ordem subjetivas e a resposta dos nubentes, durante o rito litúrgico previsto para legitimar o sacramento. Isto posto, compartilho os efeitos da declaração de Nulidade Absoluta.

Embora no caso dessa semana, tenha sido proferido por um único juiz, essa declaração tem um efeito retroativo, o que significa que os efeitos do ato (processo em andamento) são nulos desde o seu início, ou seja, tudo o que foi juntado no processo que está sendo julgado não tem valor algum, simples assim. Evidente, que o tema exige mais explicações, mas o espaço não permite me alongar. Amanhã celebramos a Exaltação da Santa Cruz. Somos convidados a olhar a Cruz onde Jesus nos remiu do pecado e conquistou a salvação.

A liturgia nos oferece os seguintes textos sagrados: Números 21,4-9; Salmo 77(78): Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças! Filipenses 2,6-11; João 3,13-17. Continuemos firmes, como foram em vida, São Carlos Acutis e São Pier Giorgio Frassati, orando assim: Deus salve o Brasil!

 

Piedade Coelho

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo