CulturaHome

Teatro Paulo Machado de Carvalho recebe 2º Encontro de Corais da Primavera

As boas-vindas à tão aguardada estação das flores mais uma vez acontece em grande estilo em São Caetano do Sul: dia 21 de setembro, domingo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta a segunda edição do Encontro de Corais da Primavera.

A atração musical será no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, a partir das 15h, com entrada gratuita e livre para todas as idades. O teatro fica na Al. Conde de Porto Alegre, 840, bairro Santa Maria. Não é preciso retirar ingressos antecipadamente.

22092024 1º Encontro de Corais da Primavera de SCS_foto Paulo Cesar Ribeiro SECULTPMSCS (4)

De São Caetano, participam o Coral da Igreja Evangélica Canaã e o Coral da Primeira Igreja Batista. Da capital paulista, são convidados o Coro Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo, o Coral Madrigal Canto En Canto, Coral Mensageiro da Paz e o Coral Sempre En Canto.

De acordo com a coordenadora do evento, Abigail Montanher, “além do intercâmbio cultural entre os coros participantes, o evento propõe o estímulo, o desenvolvimento e o aprimoramento da prática do canto coral em São Caetano com a participação de grupos locais e de São Paulo, além de incentivar a interação e a prática entre coralistas e regentes.”

O coral é formado por um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes: soprano, mezzo soprano, contralto, tenor, barítono e baixo.

Coral da Igreja Evangélica Canaã

70 componentes
Regentes
: maestros Agnelson Gonçalves e Donizete Reis

Pianista: Daniel Picone

O coral Canaã foi criado em 2005, sob a regência de Celso Moreira e teve sua primeira atuação no Culto de Ações de Graças pelo 5º aniversário da Igreja Evangélica Canaã. Hoje, chega a ter cem vozes, com ensaios semanais, participando das comemorações oficiais da igreja e de cultos de Santa Ceia.

Coral da Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul
35 integrantes
Regente: maestrina Eliane Hilário da Silva Martinoff

A Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul foi fundada em 1935. Em janeiro do ano seguinte, o coral inicia suas atividades participando dos cultos dominicais. Após uma pausa na década de 1980 retomou os trabalhos em setembro de 1991. A partir de então, tem se apresentado tanto na igreja de origem como em outras igrejas, em eventos promovidos pela Prefeitura Municipal e pela General Motors, em hospitais e em outros espaços, públicos e privados, como convidado.

Coral Madrigal Canto En Canto 

20 integrantes
Regente:
 maestrina Solange Gonçalves

Pianista: Gustavo Fernandes

Formado em 2008, o coral Madrigal Canto En Canto recebe orientação de técnica vocal da cantora e regente Solange Gonçalves. É composto por vozes mistas, tem no repertório músicas brasileiras, dentre as quais, sambas. O grupo tem por objetivo levar a música a quem não pode ir até ela: lares para idosos, orfanatos, hospitais e festas beneficentes.

Coral Mensageiro da Paz

23 integrantes
Regente: maestrina Solange Gonçalves

Pianista: Gustavo Fernandes
Solista: Patrícia Rossi
Criado em 1986 por membros da Igreja Evangélica Luterana (no bairro Granja Julieta, São Paulo) e da comunidade local, sob o nome Grupo de Canto Mensageiro. Adquiriu o nome atual dez anos depois, em 1996. De 1990 a 2023, teve Alexandre Leite (in memorian) como pianista. A partir de maio de 2023, os teclados são assumidos por Gustavo Fernandes, que passa a trabalhar junto a Solange Gonçalves, à frente do Mensageiro da Paz há 22 anos.

Coral Sempre en Canto
20 integrantes
Regente: maestrina Regina Hiromi Kinjo
Pianista: Juliano Kerber

Percussionista: Mariana Cavalcanti
Com uma trajetória de 25 anos, o coral Sempre En Canto dedica-se à música popular brasileira. As vozes acompanham piano e percussão, com repertório marcante na vida dos cantores e na história da MPB.

Coro Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo
54 integrantes
Regente: maestrina Regina Hiromi Kinjo

Pianista: Juliano Kerber

O Coro Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo foi criado durante a gestão de Marisa Fonterrada, coordenadora artística da EMM de 1977 a 1986, e teve como regentes a maestrina Naomi Munakata e a assistência de Dante Cavalheiro. Finda a gestão, o coro foi desativado, tendo sido retomado somente na gestão de Henrique Autran Dourado (1989-1997), então sob a regência de Mara Campos. O grupo foi assumido pela maestrina Regina Kinjo em 2011, que o dirige atualmente. Atividade obrigatória para os alunos da EMM com até 14 anos de idade, a participação no Coro Infantojuvenil objetiva o desenvolvimento de repertório coral adequado à referida faixa etária, além da prática de solfejo, e de exercícios técnicos vocais e respiratórios.

SERVIÇO
2º Encontro de Corais da Primavera
Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho
Al. Conde de Porto Alegre, 840, bairro Santa Maria, São Caetano do Sul, SP
21 de setembro de 2025, domingo, 15h
Entrada gratuita
Classificação etária livre
Realização: Prefeitura de São Caetano do Sul, via Secretaria Municipal de Cultura

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo