Toda vez na história que o mundo se dividiu em dois blocos, o desfecho foi de tragédia, vamos recapitular somente dos últimos 100 anos para cá!
A divisão entre a Tríplice Aliança e a Tríplice Entende, deu na 1ª Guerra, com 10 milhões de cadáveres, depois veio a divisão entre os Aliados contra o Eixo, deu na 2ª Guerra, com 60 milhões de cadáveres, a seguir a divisão entre Capitalistas X Comunistas, deu na Guerra Fria, não se chegou as vias de fato, mas foram 40 anos da chamada Guerra Fria
Pela quarta vez em 100 anos, o mundo se divide novamente em dois grandes blocos, de um lado o ocidental, liderado pelos EUA, do outro lado, o bloco oriental liderado pela China.
Esse confronto começou primeiro com uma escalada comercial, quem faz melhor negócio, quem ganha mais dinheiro, evoluiu para uma escalada política, quem tem mais poder ( claro, quem tem mais poder, tem chance de fazer melhores negócios).
E evolui ( se é que se pode chamar isso de evolução) para conflitos militares em diferentes pontos do globo, como a Rússia X Ucrânia, e os intermináveis conflitos do Oriente Médio.
Além disso, temos locais explosivos, como a eterna ameaça da Coreia do Norte ( potência nuclear) contra a Coreia do Sul e o Japão, e ainda Índia X Paquistão, os dois tem bombas atômicas.
Mas a pior de todas as ameaças, é a questão China X Twain, até por que os EUA garatem que intervirão se acontecer, isso pode ligar todos os conflitos um com o outro, sabe-se Deus com que desfecho final, até por que se a humanidade usar todo o estoque de armas nucleares existentes, dá para exterminar toda forma de vida na Terra, 16 vezes ( só precisa de uma, mas os caras capricham)
Por enquanto vai se desenhando a repetição da Guerra Fria, ou seja, qualquer atrito em qualquer canto do globo, é uma luta indireta entre os dois lados
Como fica a América do Sul no contexto?
É o que vamos tratar no próximo artigo
Paulo André Oliveira Sena
Instagram: Paulo André TV
You Tube: Paulo André TV